Conheça os tipos de açaí

373

Você provavelmente desconhece a existência de outras espécies de açaí, com sabores e cores diferente.

Ao todo foram catalogados pela Embrapa o açaí-roxo ou preto, o açaí-branco, o açaí-açu, o açaí-espada, açaí tinga, açaí chumbinho e o açaí-sangue-de-boi.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A seguir conheça que os tipos de açaizeiros, definidos de acordo com a coloração de frutos, formas de inflorescências e cachos, número de frutos por ráquila e diâmetro dos estipes.

Fruto Açaí-roxo ou preto

O açaí-roxo ou preto é semelhante à jabuticaba, retirada em cachos da palmeira conhecida como açaizeiro. É natural do Norte do Brasil, principalmente do Belém do Pará, recebendo o nome científico de Euterpe oleracea Mart, pertencente à família Arecaceae.

Açaí Branco
Também conhecido como açaí tinga, esta variedade faz bastante sucesso em Belém. Fruto difícil de achar e um pouco mais caro que o roxo, porém muito apreciado por paraenses. Apesar de ser conhecido como açaí branco, sua cor e polpa são verdes que logo lembra o abacate.

Palmeira elegante e bela, de porte médio (até 15 m), cespitosa, com tronco fino (7-10 cm de diâmetro). Os numerosos frutos são produzidos em cachos, têm forma esférica com aproximadamente 1,5 cm de diâmetro e coloração verde-escura, recobertos por uma fina camada esbranquiçada quando bem maduros.

Açaí açu
Com sabor mais forte que o açaí roxo está variedade é originário da Amazônia peruana. No entanto, pouco conhecido é o açaí do Amazonas, ou açaí solitário (Euterpe precatória), plantado na região do Baixo Tocantins, que proporciona à conhecida “produção de inverno”, ou seja, a entressafra.

A polpa desse tipo de fruto é 70% superior ao açaí comum, mas, o cuidado é redobrado para colheita e refrigeração.

Açaí Espada
Difere dos demais tipos pelo formato do cacho, apresentando varias ramificações sendo: primarias, secundarias e terciarias.

Açaí Sangue de Boi
O fruto maduro tem sua coloração avermelhada semelhante ao sangue de boi. Fruto com pouca aceitação devido sua consistência ser pouco pastosa e sabor diferente do açaí roxo.

Açaí Chumbinho
Maduro apresenta frutos com menos de 1g, variando de roxo ou branco.

Açaí-tinga
Terminação (tupi-guarani) que significa branco, semelhante ao açaí branco ou verde.

Fonte: Mixers

Comentários

Receba nossas atualizações em seu e-mail: