Conheça Parintins – A terra dos bois bumbás

2528

A cidade de Parintins é a primeira cidade do Estado do Amazonas visitada por estrangeiros, principalmente durante o período do Festival Folclórico.  Além disso, Parintins está entre os 65 municípios indutores do turismo do País e tem o status de porta de entrada do Amazonas.

Orla de Parintins
Orla de Parintins

A ilha Tupinambarana tornou-se um dos destinos turísticos mais visitados do Amazonas na temporada de cruzeiros pela Amazônia que vai de outubro a março. A dimensão alcançada pelo Festival Folclórico de Parintins colocou os bumbás Garantido e Caprichoso como principal produto para desenvolver o turismo na região, uma das alternativas econômicas para o município. O turismo ligado ao boi-bumbá já é uma importante fonte de renda para o município.

Bumbá Garantido e Bumbá Caprichoso
Bumbá Garantido e Bumbá Caprichoso
Loading...

No mundo contemporâneo o turismo se destaca pelo grande efeito multiplicador das suas atividades na economia de uma localidade. Parintins conta com imenso potencial de atrativos ecológicos e naturais, históricos e culturais, folclore, entre outros, que lhe confere uma vocação para desenvolver o turismo sustentável na região. Há um esforço coletivo para promover o turismo na região. Grandes desafios merecem atenção de todos, no sentido da conscientização, sensibilização e mobilização da sociedade para o turismo como fator de desenvolvimento e transformação de seu potencial turístico em produtos diversificados e de boa qualidade.

Mapa de Parintins para Estrangeiros
Mapa de Parintins para Estrangeiros

Para receber os turistas cada vez mais numerosos, são promovidos cursos de qualificação dos produtos e serviços, melhorias urbanísticas, iluminação, sinalização turística, paisagismo, revitalização do centro histórico. Destacam-se os atrativos naturais, históricos e culturais, que fazem parte da composição do produto turístico do município.

Conhecer o artesanato regional e um city tour pela ilha fazem parte das opções oferecidas aos turistas que chegam a Parintins a bordo dos cruzeiros internacionais. De mapa na mão, a opção é o trajeto feito em triciclo, transporte típico da cidade. Os estrangeiros trocam a segurança de táxis pela diversão em passeios nas bicicletas adaptadas para transporte de cargas e passageiros. Com toda a criatividade que é peculiar ao povo local, os triciclistas enfeitam os veículos com bandeirolas, palhas, folhas de palmeiras e levam os gringos para conhecer a cidade. A corrida não sai por menos de U$ 2 dólares e alguns chegam a faturar até U$ 40 dólares cada vez que um navio chega na cidade.

Catedral Nossa Senhora do Carmo- Parintins
Catedral Nossa Senhora do Carmo- Parintins

No roteiro turístico se destacam as praças dos Bois, Liberdade, Jacaré, Eduardo Ribeiro, Digital Cristo Redentor, Complexo Benedito Azedo e Judith Prestes, o Comunas. Os currais dos bois Garantido e Caprichoso são os locais dos ensaios, shows e atividades culturais. O turista pode conhecer as igrejas, o portal da cidade e o balneário Cantagalo, no Aninga.

O Bumbódromo é o mais visitado. Localizado na Avenida Nações Unidas, é a arena de apresentação dos bois. Dividido em duas partes, de um lado vermelho do Garantido e de outro, azul do Caprichoso. Foi inaugurado em 1988 e tem o formato estilizado de um boi, com capacidade para 35 mil pessoas nas arquibancadas, cadeiras numeradas e camarotes. O acesso é por rampas laterais. Os ingressos dão a indicação do boi e da cor escolhida. O lado azul, galera do Caprichoso, e vermelho, galera do Garantido. O Bumbódromo é o palco de um espetáculo fascinante. Poucas emoções se comparam à entrada de um boi na arena. O público vai ao delírio.

Bumbódromo de Parintins
Bumbódromo de Parintins

Comentários

comentários