Copa do Brasil – Nacional x Vasco

458

Um dos jogos mais esperado pelos torcedores amazonenses! Oitavas de final da Copa do Brasil entre Nacional x Vasco , mas será que o torcedor amazonense quer ver o Nacional ou o Vasco?

A princípio pode parecer uma resposta óbvia: O VASCO, afinal muitos são “amariocas”. Mas a questão é: Como poderíamos ter um estádio todo azulzinho de torcedores Nacionalinos, já que o mando de campo é do Nacional?

As respostas são inúmeras, eu no final do texto preparei alguns exemplo de coisas que funcionam na Europa, e que com certeza poderiam funcionar aqui caso tivesse interesse aos resposáveis.

E como já me disseram : “Mas aqui é Brasil, irmão;País de tolos.

Confesso que nunca tinha visto uma administração tão medíocre quanto essa do Nacional. Ainda não engoli a declaração do presidente do Nacional, Mário Cortez.

‘Não querem um time vencedor? Tem que pagar caro’, diz presidente do Naça

 

Sou vascaíno e mundico x) (nunca escondi) e NÃO VOU PRO ESTÁDIO pelos seguintes motivos:

  • Respeito ao Nacional enquanto clube.
  • Respeito aos torcedores do Nacional
  • Porque é o meu modo de protestar contra a diretoria do Nacional e contra a FAF.

Não é o preço que me assusta, o que me assusta é ver os torcedores do Vasco e Nacional passarem por humilhação, sem organização nenhuma. Polícia militar não tendo como controlar o alvoroço e muitos torcedores que passaram até 2 dias na fila, saíram sem comprar o seu miserável ingresso, devido a desorganização somada com a ignorância e falta de educação do nosso povo, afinal quem é que vai respeitar uma fila quando o que separa e ordena o pessoal é uma simples cordinha?

Torcedores Nacionalinos e Vascaínos são humilhados na compra dos ingressos
Torcedores Nacionalinos e Vascaínos são humilhados na compra dos ingressos

Além disso, os que conseguiram comprar por peixada (provavelmente), começaram a agir de forma criminosa contra a econômia popular. Os cambistas

“CRIME CONTRA A ECONOMIA POPULAR- Cambista que compra ingressos de espetáculo e os revende por preço superior ao real – Configuração: – Inteligência: art. 2º, IX da Lei de Economia Popular

251 – Configura, em tese, o delito do art. 2º, IX, da Lei nº 1.521/51, a conduta do cambista que compra ingressos de espetáculo e os revende por preço superior ao real, máxime porque os cambistas, atuando de modo organizado e ardiloso, têm constantemente saqueado a economia popular com suas investidas, condicionando a diversão da população ao próprio enriquecimento. (Recurso em Sentido Estrito nº 911.579/1, Julgado em 20/12/1.994, 13ª Câmara, Relator: – Roberto Mortari, RJDTACRIM 24/474)”

 

Exemplo de cambista vendendo o ingresso.

A atividade de cambista é considerada crime, previsto na lei 1521/51, que dispõe sobre os crimes e contravenções contra a economia popular. Em seu artigo 2, inciso IX, é estabelecida pena de detenção de 6 meses até 2 anos.
A atividade de cambista é considerada crime, previsto na lei 1521/51, que dispõe sobre os crimes e contravenções contra a economia popular. Em seu artigo 2, inciso IX, é estabelecida pena de detenção de 6 meses até 2 anos.

 

Sabemos que cerca de  94% do SESI será da torcida do Vasco da Gama  e 6% do Nacional Futebol Clube. O Vasco terá dois mandos de campos, mas como disse. A culpa não é do torcedor, a culpa é dos representantes, dirigentes e presidentes.

Vou dar uns pequenos conselhos sobre o que vivi em Milão, não querendo ser esnobe, mas apenas para repensarmos o modo como essas coisas vem sendo praticada aqui na terrinha.

  • PRIMEIRA SEMANA DE VENDA DE INGRESSOS PARA OS SÓCIOS

Quando tinha uma rodada que o Milan (ou a Inter) era a mando do jogo, a primeira semana de venda de ingressos era somente para os sócio-torcedores. Para ser um torcedor de carteirinha, não tinha frescura nenhuma!

Você se dirigia ao banco do seu time (no caso do A.C. Milan, eu fui ao banco Intesa SanPaolo) que era o credenciado para a venda dos ingressos e carteirinhas Cuore Rossonero (Coração rubro negro) do Milan e você solicitava a carteirinha pelo valor de 10euros. Sempre que você quisesse comprar o ingresso, você ia no banco e comprava o ingresso levando a sua carteirinha.

  • Significa que você não precisava ser humilhado e ter que dormir em fila pra comprar o ingresso pra assistir o time da tua cidade.
  • Você não precisava ter que acessar um site terceirizado para venda de ingresso e portanto não tinha essa despesa extra com comissões alheias.
  • Você não precisava ficar pagando quantia mensal para dizer que era sócio. Você apenas comprava a carteirinha e a recarregava quando você quisesse pro jogo que você quisesse.
  • Cada portador de carteirinha, poderia comprar até mais 2 ingressos NOMINAIS, para jogos sem muito “glamour”.
  • Quando era jogo TOP, aí, você só poderia comprar o seu, SEMPRE OS INGRESSOS ERAM NOMINAIS!
  • Além disso, a carteirinha era um cartão de banco pré-pago. Você poderia fazer suas compras com ele e você ainda pegava desconto de 10% em itens oficiais que eram vendidos nas lojas de dentro do Estádio.

 

Cartão - Cuore Rossonero (AC Milan)
Cartão – Cuore Rossonero (AC Milan)

10% dos ingressos eram destinados para o time visitante e portanto, eram vendidos NA CIDADE DE ORIGEM DO TIME!

Trazendo pra nossa realidade, significa que 10% dos ingressos a torcida Vascaína que quisesse vir do RJ pro SESI poderiam comprar lá no RJ mesmo…

  • INGRESSOS RESTANTES LIBERADOS

Depois de passado a primeira semana, o restante dos ingressos eram liberados para TORCEDORES DO TIME LOCAL E TORCEDORES DO TIME VISITANTE. Nesse momento, os bancos continuavam vendendo, mas além disso, passava a ser comercializados em sites de terceiros (ticketone, listicket, para citar uns).

Claro, a regra continuava valendo, você poderia ir no banco e comprar o teu ingresso. Em Milão, o Milan era com a Banca Intesa SanPaolo e a Internazionale era com a Banca Popolare di Milano. O que quero dizer com isso?

SIMPLES! Se você não tem uma sede para vender ingressos de modo a garantir a segurança e a integridade dos torcedores, passe para um RESPONSÁVEL.

Se fosse feito algo do gênero, não teriamos tido a confusão que tivemos e nem mesmo teriamos o Estádio do SESI pintado em Preto & Branco como acredito que estará…

 

  • INGRESSOS NOMINAIS

Existe algo mais simples pra acabar com cambista? TODOS OS INGRESSOS DEVEM SER NOMINAIS! Você compra com seu passaporte, carteira de identidade, ou seja, qualquer documento com foto.

Antes de entrar para o Estádio, a patrulha faz a verificação do seu ingresso e seu documento. Após isso eles te liberam pra primeira etapa do processo.

A segunda etapa no San Siro era passar pela porta com detector de metal, alí, você mostrava o leitor do código de barras e liberava a porta de ferro e só então você poderia seguir para o Estádio propriamente dito.

Ingressos pro San Siro, jogo entre Milan x Lazio
Ingressos pro San Siro, jogo entre Milan x Lazio

 

Tenho certeza que se quiséssemos mesmo ter um estádio torcendo pro time local, deveriamos ter adotados medidas melhores. Não é só aumentar o ingresso em 500% (Ingresso durante o campeonato amazonense R$ 10, ingresso pro jogo contra o Vasco R$50). São medidas administrativas, medidas políticas, medidas que só os responsáveis podem tomar. Eu, enquanto telespectador , posso apenas dar palpites e testemunhar o que vivi em uma cidade que respira futebol de primeira.

Existem tantas outras coisas que poderia compartilhar com vocês, mas que no momento acho que é suficientemente para eu expressar isso que me está incomodando: A falta de preocupação com os torcedores e principalmente A FALTA DE ORGANIZAÇÃO.

Que Nacional e Vasco façam um grande jogo, que as torcidas se respeitem e que vença o melhor.

Comentários

comentários

Loading...