Home Notícias Internacional Coronavírus é uma versão alterada da Sars e de fato veio do morcego!

Coronavírus é uma versão alterada da Sars e de fato veio do morcego!

3 min - tempo de leitura
590

O novo coronavírus, que surgiu em Wuhan (China) e já matou mais de 360 pessoas, veio de morcegos e é uma versão da Sars (Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars), que matou 349 pessoas na região entre 2002 e 2003), disseram especialistas citados pelo “Sun”, de Londres.

Especialistas analisaram, diz o “Sun”, amostras de sangue de pacientes infectados com o coronavírus, incluindo aqueles que trabalhavam no mercado de frutos do mar onde a epidemia teria começado, em dezembro do ano passado. O local também vendia clandestinamente carne de animais exóticos (morcegos estariam entre eles).

Os resultados revelaram semelhanças com o coronavírus da Sars, que se originou em morcegos.

Dois novos estudos foram publicados na conceituada revista “Nature”, reforçando a teoria. Os resultados indicam que o coronavírus de Wuhan é um tipo de Sars, mas com uma diferença: ele se dissemina mais facilmente.

As alegações foram feitas dias após circular na internet uma teoria que apontava que o coronavírus havia se disseminado em Wuhan com o consumo de sopa de morcego, uma iguaria que seria apreciada na região. Não há comprovação dessa teoria.

“Ainda não conhecemos a fonte, mas existem evidências bastante significativas de que esse coronavírus (de Wuhan) tenha se originado em morcegos”, disse Peter Daszak, presidente da EcoHealth Alliance, que estuda doenças transmitidas por animais na China.

Daszak disse que é fundamental que a venda de animais silvestres seja proibida em mercados populares para evitar novos surtos.

Os casos de infecções se espalharam para além da província de Wuhan, enquanto o povo chinês viajava pelo país e pelo mundo para celebrar o feriado do Ano Novo Lunar, que começou na semana passada.

Por causa do surto, vários países intensificaram as medidas de precaução, bloqueando suas fronteiras e repatriando seus cidadãos.

A epidemia levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar emergência internacional, já que mais de 20 nações reportaram casos da doença.

Exame prova que coronavírus veio de morcegos, afirma jornal / divulgação
Exame prova que coronavírus veio de morcegos, afirma jornal / divulgação

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Internacional

Deixe uma resposta

Leia Também

David garante que Manaus terá o apoio da bancada do Congresso

O prefeito eleito de Manaus, David Almeida (Avante), revelou agora há pouco, durante entre…