Crian√ßas: Futuro da Amaz√īnia

72

Ser livre, brincar e ser feliz √© o desejo de qualquer um, seja adulto ou crian√ßa. As velhas brincadeiras ainda nos trazem a nostalgia do desafio de subir uma grande √°rvore, a sensa√ß√£o do frio depois do banho de chuva e as saudades dos p√©s sujos, depois de uma tarde inteira correndo descal√ßo na frente de casa. √Č uma pena que o tempo n√£o volte atr√°s, mas essas brincadeiras ainda s√£o rotinas nas Unidades de Conserva√ß√£o na Amaz√īnia.

Crian√ßas: Futuro da Amaz√īnia / Foto por Thais Antunes
Crian√ßas: Futuro da Amaz√īnia / Foto por Thais Antunes

Dentro dessas unidades as crian√ßas acordam com o canto dos p√°ssaros, tomam caf√© com seus pais, a mesa quase sempre bem servida, reuni: frutas da regi√£o, p√£es, tapioca, sucos e caf√©. E basta descer ou subir a rua para chegar √† escola. Todo mundo vai a p√© e o pequeno caminho √© suficiente para que uma tampinha de garrafa se transforme em uma bola, a rua uma pista de corrida e quem chegar por √ļltimo √© ‚Äúa mulher do padre‚ÄĚ. A manh√£ na escola por si s√≥ √© um cap√≠tulo √† parte: al√©m dos estudos, elas pintam, dan√ßam, cuidam da horta e se divertem muito.

A vida nas √°guas do Tup√©. / Foto Alberto C√©sar Ara√ļjo-Amaz√īnia Real
A vida nas √°guas do Tup√©. / Foto Alberto C√©sar Ara√ļjo-Amaz√īnia Real

Depois do almoço o relógio parece que parou. Em quanto hoje em dia as crianças assistem televisão ou estão no celular, as crianças da Comunidade São João do Tupé, se encontram na rua para tomar um banho de rio e matar o calor, passam a tarde brincando e conversando na sombra da árvore. Porque quando o sol diminui, as brincadeiras se espalham por toda comunidade: pega-pega, pique-esconde, barra bandeira e muito mais. Os adultos que fiquem atento para não ser atropelado por uma criança.

Crian√ßas: Futuro da Amaz√īnia / Foto Prefeitura de Manaus
Crian√ßas: Futuro da Amaz√īnia / Foto Prefeitura de Manaus

Os desafios tamb√©m s√£o muitos, a falta de energia pode durar um dia todo, quase sempre n√£o tem sinal de telefone e a educa√ß√£o e a sa√ļde como aqui na capital, s√£o prec√°rias. Mas tanta alegria, a beleza da floresta e as brincadeiras ajudam a criar pessoas ainda mais resistentes que unidas superam qualquer obst√°culo.

A Comunidade São João do Tupé é uma das 6 comunidades da Unidade de Conservação da RDS do Tupé e está localizada a apenas 25km de Manaus, a margem do Rio Negro

Mostra Cultural

O projeto Mostra Cultural: Hist√≥rias do Tup√© √© uma a√ß√£o que prop√Ķe incentivar o resgate cultural, fortalecer a identidade das comunidades envolvidas, descobrindo talentos entre os moradores e revelando oportunidades de gera√ß√£o de renda e desenvolvimento sustent√°vel para a regi√£o.

Esse projeto √© uma realiza√ß√£o do F√≥rum de Turismo de Base Comunit√°ria, volunt√°rios e institui√ß√Ķes p√ļblicas e privadas. Que em parceria proporciona oficinas, mentorias e o suporte para que os comunit√°rios possam olhar e valorizar a sua pr√≥pria hist√≥ria. O evento final da Mostra Cultural ser√° no dia 18 de novembro de 2018 a partir das 9hs na Praia do Tup√©.

Mostra Cultural  / Foto : Divulgação
Mostra Cultural / Foto : Divulgação
Crian√ßas: Futuro da Amaz√īnia / Foto por Raphael Alves
Crian√ßas: Futuro da Amaz√īnia / Foto por Raphael Alves

Programação para o Dia das Crianças.

Especialmente para o dia 12 de outubro de 2018 um grupo de volunt√°rios estar√° visitando a comunidade para fortalecer a divulga√ß√£o e a import√Ęncia desse projeto. A visita ser√° das 09hs √†s 16hs e conta com uma caminhada em toda comunidade, a entrega de souvenires e muita brincadeiras. Essa programa√ß√£o recebe o apoio da Bombons Finos da Amaz√īnia, Cardume Coworking e ser√° realizada no Centro Comunit√°rio doado pela Samsung.

Se voc√™ tamb√©m quer participar dessa programa√ß√£o especial ou contribuir para o projeto entre em contato atrav√©s do email: [email protected] ou pelo telefone 92 996085401

Pra que Rumo / Foto : Divulgação

Coment√°rios