Curiosidades sobre a Páscoa

14

A Páscoa se aproxima e com ela, os ovos de chocolate mega tentadores, que tomam conta de todos os supermercados do Brasil.

Curiosidades sobre a PáscoaCuriosidades sobre a PáscoaCuriosidades sobre a Páscoa
Curiosidades sobre a Páscoa

Você já parou pra pensar se em outra parte do mundo, essa tradição de presentear as pessoas com ovos de páscoa, também é presente ?

Esse período da Páscoa é sim cheio de tradições, embora seja comemorada pelos cristãos como a morte e ressurreição de Jesus Cristo, já existia muito antes disso, na antiguidade. Vamos conhecer algumas curiosidades da Páscoa:

  • A tradição de se decorar os ovos vem desde os antigos cristãos da Grécia e Síria, que trocavam os ovos tingidos de vermelho carmim para representar o sangue de Cristo.
  • Para os judeus, a Páscoa (Pessach) lembra a fuga do povo judaico do Egito. E a celebração remete também a rituais celtas em homenagem ao Sol.
  • Para os egípcios o ovo era símbolo de fertilidade e estava sempre presente em muitas das comemorações.
  • Na Rússia, nos anos 1885 e 1917, a família imperial russa trocava ovos de Páscoa feitos de ouro e prata decorados com lindas pedras preciosas. E hoje, em outros países do hemisfério norte, como a Escócia, é comum brincar com ovos cozidos na Páscoa. Uma das diversões é rolar os ovos ladeira abaixo, o ovo vencedor é o que consegue rolar mais longe sem quebrar.
  • Na Ucrânia, uma das tradições Páscoa é pintar ovos de verdade para dar de presente. Suas cores e desenhos têm significados especiais. Essa arte chama-se pysanka. Toda a decoração é feita com cera de abelha e tintas coloridas. Os desenhos homenageiam a pessoa que vai ganhar o ovinho.

    Curiosidades sobre a Páscoa
    Curiosidades sobre a Páscoa
  • Na Colômbia não existe a tradição de presentear com ovos de páscoa, porem os colombianos trocam flores. Principalmente o girassol, que é um dos símbolos da Páscoa.

    Curiosidades sobre a Páscoa
    Curiosidades sobre a Páscoa
  • Nas Bermudas, um antigo professor, precisava de uma maneira simples, porém efetiva de demonstrar como foi a ascensão de Cristo ao Paraíso, para isso ele usou uma pipa enfeitada e com a imagem de Jesus para ilustrar o conceito aos seus alunos. Desde esse dia, na Sexta-Feira Santa as pipas são uma tradição na ilha.
Curiosidades sobre a Páscoa
Curiosidades sobre a Páscoa
  • Na Suécia as crianças se fantasiam com roupas velhas ou de bruxas e visitam seus amigos e vizinhos pedindo guloseimas, no estilo Halloween, na quinta-feira santa.
Curiosidades sobre a Páscoa
Curiosidades sobre a Páscoa
  • Já na China tem o ´Ching-Ming´, onde os chineses visitam os túmulos de seus parentes e fazem oferendas nas formas de doces e refeições para homenagear seus ancestrais.
  • Na Alemanha acontece o “Ostern” (Páscoa, em alemão), não se limitam às tradições cristãs, alguns elementos da mitologia germânica também são presentes na celebração, que contempla a chegada da primavera e representa a vitória do sol sobre o frio do inverno. Também é comum acender fogueiras, as “Osterfeuer”, que simbolizam o sol e a chama da fé.
  • A religião predominante da Índia é o hinduísmo, então na Páscoa, os hindus fazem o festival Holi para relembrar o surgimento do deus Krishina. Todos dançam, tocam flautas e preparam comidas especiais para receber os amigos.

    Curiosidades sobre a Páscoa
    Curiosidades sobre a Páscoa
  • Imagine que o maior Ovo de Páscoa do mundo foi feito de alumínio, e foi construído na cidade de Vegreville em Alberta, no Canadá, em comemoração ao centenário da formação da Real Polícia Montada Canadense.
    Com 9 metros o ovo é uma pêsanka feita de alumínio permanente anodizado em dourado, prateado e bronze.
Curiosidades sobre a Páscoa
Curiosidades sobre a Páscoa

Tenham todos uma feliz Páscoa !!!

 

Comentários

comentários

Loading...