David Almeida denuncia censo desatualizado e prejuízos financeiros a Japurá - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Política

David Almeida denuncia censo desatualizado e prejuízos financeiros a Japurá

Publicado

no

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado David Almeida (PSB), denunciou nesta quarta-feira (9) que o município de Japurá (a 742 quilômetros de Manaus) sofre de um problema inusitado. Um dos menores municípios do Estado, segundo David, Japurá vive com a contagem populacional defasada, com o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) feito há dez anos, o que gera prejuízos financeiros.

LEIA TAMBÉM  Presidente Roberto Cidade cria PL para que loterias tenham assentos preferenciais

David Almeida denuncia censo desatualizado e prejuízos financeiros a Japurá – Imagem: Divulgação

De acordo com David, enquanto Japurá tem hoje 4.578 eleitores cadastrados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) e a população de Japurá pela contagem do censo tem apenas 4.200 habitantes. Por conta dessa contagem, Japurá recebe dos repasses constitucionais, o menor percentual entre os municípios amazonenses, que é de apenas 0,06% do Fundo de Participações dos Municípios (FPM).

LEIA TAMBÉM  Bomba: Eduardo Braga e Omar Aziz receberam propina na obra da Arena, diz delator

“Segundo o TRE-AM, no município existem mais eleitores do que moradores, de acordo com o IBGE. Então, há demandas que precisam ser resolvidas e nós estamos buscando resolver esse problema de Japurá. O município precisa ser recompensado e remunerado pelos anos que passou sem receber o que lhe é devido”, relatou David.

David afirmou que Japurá tem direito à uma indenização milionária devido a tanto tempo de repasses que estão sendo feitos a menor para aquele pequeno município. “Isso causa impacto na vida social. As despesas da prefeitura são grandes. Ela arrecada pouco e tem que gastar muito. Portanto, vamos solicitar um censo independente para que nós possamos fundamentar essa representação e devolver ao município o valor devido com relação aos seus repasses constitucionais”, afirmou o deputado.

LEIA TAMBÉM  David desafia Amazonino: Eu renuncio minha candidatura e a presidência da ALE se você provar que eu paguei algum centavo desses 5 bilhões que estão espalhando

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp
Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Continue Lendo
Publicidade Confira as últimas notícias do TCE-AM

Notícias da ALE-AM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações