David apostará na educação como único caminho para o desenvolvimento do Amazonas - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Política

David apostará na educação como único caminho para o desenvolvimento do Amazonas

Publicado

no

Levantando a educação como sua principal bandeira, o candidato ao governo do Estado pela coligação Renova Amazonas, David Almeida (PSB), defendeu durante o debate da TV Em Tempo/SBT Manaus, realizado na noite dessa terça-feira (11), que a educação é o único caminho para o crescimento de uma sociedade. Entre os vários temas debatidos nas áreas de saúde, segurança pública, emprego e renda, interior do Estado, a educação foi o principal foco do candidato.

“A educação não é o melhor caminho para o crescimento de uma sociedade, eu acredito que é o único caminho. Por isso, na minha administração, o professor, o aluno e os demais profissionais da educação terão a atenção necessária para que o Estado do Amazonas alcance os melhores índices nacionais na educação”, assegurou o candidato. David observou que os atuais índices da educação no Amazonas mostram a falta de compromisso do atual governador com o setor.

David ressaltou, como uma das propostas do seu Plano de Governo voltado para a educação, buscar a parceria com as empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM) – que recebem incentivos do Estado -, para que entrem no programa “Adote um escola”, e dessa forma, ajudem a dotar essas unidades de ensino, de infraestrutura e condições para oferecer educação de maior qualidade aos alunos.

LEIA TAMBÉM  Josué solicita antecipação dos salários dos servidores do Estado

“Até hoje a educação não foi valorizada como deveria. Temos como uma de nossas propostas, construir essa parceria com empresas do distrito industrial, para que elas adotem uma escola e assim, possam contribuir para um melhor ensino e aprendizagem. Dessa forma, vamos conseguir alcançar melhores índices nacionais de desenvolvimento da educação, além de dar aos nossos jovens melhores oportunidades”, pontuou.

David lembrou, ainda que, quando esteve governador interino, no período de maio a outubro de 2017, abriu a caixa preta do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e pagou abono aos professores e pedagogos da ativa, valores que variaram de R$ 7 mil a R$ 20 mil. Ele lembrou que os governos anteriores nunca tomaram essa iniciativa e, no máximo, deram tablets de segunda a terceira linha, ao invés de pagar o benefício – que é direito destes profissionais.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

“Apenas cumpri a lei e sei que pude ajudar muitas famílias. Pagamos o maior abono da história da educação aos professores amazonenses. Isso nenhum outro governante tinha feito antes, e nós apenas cumprimos a legislação. Abrimos a caixa preta do Fundeb. A nossa proposta é de valorização do profissional da educação, professores, pedagogos e administrativos, dando estrutura para que o ensino possa ser melhor ofertado no nosso Estado.”

LEIA TAMBÉM  Aleam aprova projeto para concurso da PM durante votação histórica conduzida pelo Presidente Roberto Cidade conduz

Desenvolvimento

Ainda no debate, David salientou a proposta de desenvolvimento para o interior do Estado, por meio do programa de Zoneamento Econômico Ecológico, com atenção especial ao interior do Amazonas. Segundo ele, o zoneamento, parte do princípio de identificar as áreas produtivas e os respectivos municípios para fortalecer a produção de alimento do Estado, respeitando a floresta e garantindo a criação de emprego e renda para as famílias dos municípios. Como exemplo, ele apontou a produção de açaí em Anori e Carauari, que hoje é comprado e beneficiado por uma empresa do estado de Goiás, mas que poderia estar gerando empregos no Amazonas.

LEIA TAMBÉM  Igrejas dizem em nota que Padre Kelmon NÃO é padre

Com esse programa, segundo David, o Amazonas vai se tornar um dos maiores produtores de alimentos do mundo. Mas lembrou que, para isso, é preciso trabalhar o asfaltamento de ramais, vicinais – como ele começou a fazer no seu governo interino – e, principalmente, da BR 319, que liga Manaus a Porto Velho (RO).

“Precisamos explorar as potencialidades do interior, e isso pode ser feito unicamente pelo Zoneamento Econômico Ecológico. Eu deixei pronta uma proposta do zoneamento, mas o atual governador mandou vetar no orçamento a emenda que faria no interior esse zoneamento. Precisamos asfaltar os ramais e vicinais e, quando estive governador, eu dei ordem de serviço para asfaltar mais de 400 quilômetros de estradas e vicinais, dando ao produtor, ao agricultor, a condição necessária para ele produzir e ter como escoar a sua produção. Queremos transformar o estado do Amazonas em um dos maiores produtores de alimento nacional e internacional”, salientou David.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp
Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Notícias da ALE-AM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações