David se re√ļne com a juventude e diz que priorizar√° pol√≠ticas p√ļblicas para a juventude

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Gerar oportunidades aos jovens no mercado de trabalho, a partir de um conjunto de a√ß√Ķes transversais nas √°reas da educa√ß√£o, esporte e cultura, √© o ponto central das pol√≠ticas de juventude apresentadas na noite deste s√°bado (15) pelo candidato ao governo do Estado pela coliga√ß√£o Renova Amazonas, David Almeida (PSB). O conceito foi apresentado durante reuni√£o com a juventude do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e convidados.

O encontro foi realizado na Arena 40, sede do PSB, e contou com a presença do presidente de honra do PSB, deputado Serafim Corrêa; do presidente estadual da legenda, Marcelo Serafim; e do deputado e candidato à reeleição Platiny Soares, também membro da executiva do partido.

David frisou que, seu plano de governo prioriza quatro pilares para o fortalecimento de pol√≠ticas p√ļblicas efetivas para a juventude: educa√ß√£o de qualidade; esporte; cultura e lazer e capacita√ß√£o para gera√ß√£o de emprego e renda.

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‚ÄúUm dos melhores caminhos para transformar a sociedade √© a educa√ß√£o e o esporte. Temos exemplos como Jos√© Aldo, que √© de um bairro simples de Manaus, cresceu atrav√©s do jiu-j√≠tsu e hoje √© campe√£o de MMA reconhecido mundialmente. N√≥s iremos preparar nossos jovens para o futuro em diversos segmentos‚ÄĚ, enfatizou.

David disse que, em conversa recente com Jos√© Aldo – que esteve em Manaus para confirmar apoio √† sua candidatura -, o atleta afirmou que, sem o esporte, talvez seu futuro estivesse comprometido, como ocorre hoje com a maioria dos jovens das periferias. ‚ÄúIremos fazer de Manaus a capital do esporte e transformar o Amazonas num Estado refer√™ncia no setor. Nossos atletas est√£o indo para fora do pa√≠s, porque aqui n√£o tem incentivo. N√£o √© promessa, √© compromisso‚ÄĚ, garantiu.

Educação

No campo da educa√ß√£o, David frisou que vai ampliar a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), para mais munic√≠pios e fortalecer as unidades polos da institui√ß√£o. Um dos principais compromissos ser√° o de dotar essas unidades de mais cursos de gradua√ß√£o, como forma de criar oportunidades para os jovens em √°reas espec√≠ficas voltadas para as potencialidades econ√īmicas do munic√≠pio e da regi√£o, de modo que esses jovens se especializem e sejam empregados ou empreendedores em sua forma√ß√£o acad√™mica, dentro de suas cidades.

“No nosso programa de Zoneamento Econ√īmico Ecol√≥gico, o fortalecimento das unidades polos da UEA, no interior do Amazonas, ter√° papel fundamental na forma√ß√£o da juventude amazonense de acordo com o seu potencial e, principalmente, com a potencialidade do seu munic√≠pio. A UEA vai formar veterin√°rios onde a pecu√°ria √© mais forte, engenheiros de pesca onde h√° esse mercado e assim por diante, sem esquecer de ofertar cursos como direito e medicina, de acordo com o nosso plano de diversifica√ß√£o dos cursos da UEA no interior”, explicou David.

No ensino fundamental, David disse que o seu projeto de Estado visa a transformar a escola do ensino m√©dio em uma formadora de empreendedores, principalmente os Centros de Educa√ß√£o de Tempo Integral (Cetis). “Precisamos levar para dentro das escolas uma forma√ß√£o al√©m da grade curricular comum. Os dias de hoje nos exigem prepara√ß√£o para empreender no mercado. Vamos trabalhar por esse novo modelo de educa√ß√£o”, comentou David.

A estudante Kamila Silva, 18, ficou satisfeita ao ter conhecimento que David vai criar programas para fomentar o empreendedorismo nas escolas estaduais. ‚Äú√Č muito importante saber que tem uma proposta s√©ria para os alunos poderem se capacitar dentro da escola e j√° ter uma chance no mercado de trabalho. Acredito que, com isso, o n√ļmero de desempregados vai reduzir bastante‚ÄĚ, observou a estudante do terceiro ano do ensino m√©dio.

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