Home Notícias Amazonas Decon orienta: Quais cuidados devem ser tomados na compra de carne para consumo

Decon orienta: Quais cuidados devem ser tomados na compra de carne para consumo

2 min - tempo de leitura
39

O consumidor precisa ficar atento ao comprar carne de boi, porco ou frango em açougues da cidade. Isso porque, em alguns casos, o estabelecimento comercializa carnes vindas de abatedouros clandestinos, imprópria para o consumo humano.

Em março, a Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor (Decon), da Polícia Civil, realizou uma operação denominada ‘Abatedouro do Mal’, em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf), em que um abatedouro clandestino na rodovia AM-010 foi fechado após denúncia, e a proprietária autuada por crime contra a relação de consumo e maus tratos aos animais.

No local, que funcionava sem autorização dos órgãos de Vigilância Sanitária, os policiais da Decon encontraram dezenas de aves sendo abatidas e comercializadas de forma inadequada, além de outras dezenas, ainda vivas, presas em caixas impróprias, sem condição de bem-estar para os animais.

Foto: Divulgação/SSP-AM
Foto: Divulgação/SSP-AM

Em virtude desse e de outros episódios, o delegado titular da especializada, Eduardo Paixão, faz um alerta aos consumidores, principalmente àqueles que costumam comprar carnes em açougues menores. “Cuidado com o preço baixo nos pequenos mercados no interior, estradas e bairros, porque o preço abaixo da média nem sempre vem atrelado à qualidade da carne”, enfatizou.

O delegado ressalta ainda que, se o consumidor desejar comprar de produtores menores, que busque referências entre conhecidos e pessoas que já consomem aquela carne, para que não corra o risco de comprar alimentos que causem algum tipo de prejuízo a saúde.

A Decon fica localizada na sede do 24º Distrito Integrado de Polícia (DIP), na rua Lima Bacuri, 504, Centro. A delegacia funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O telefone para contato é 3214-2264.

Fonte: Com informações da Assessoria

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Emerson Tahan
Carregar Mais Em Amazonas

Deixe uma resposta

Leia Também

Em Manaus, 56 estabelecimentos são vistoriados pela Central de Fiscalização e dez são fechados

Em uma nova ação da Central Integrada de Fiscalização (CIF), coordenada pela Secretaria de…