Decoração de natal na cidade de Manaus

55217

Nos próximos dias a decoração natalina de Manaus estará completa. A prioridade da Prefeitura foi começar pela Ponta Negra, onde além das árvores de Natal será montado também um belíssimo presépio. Ao todo serão 10 presépios – confeccionados com o conceito de sustentabilidade, haverá intervenções decorativas em complexos viários e viadutos. Grandes corredores viários da cidade e espaços públicos também serão enfeitados.

A Avenida Djalma Batista amanheceu assim nesta quinta-feira (11).

Decoração de natal na cidade de Manaus
Decoração de natal na cidade de Manaus

[notification type=”notification_info” ] Brincadeiras a parte, segue a matéria publicada pela Prefeitura  de Manaus sobre o tema [/notification]

 

Decoração de Natal da cidade começa pela Ponta Negra e valoriza o sustentável

 

Decoração de Natal da cidade começa pela Ponta Negra e valoriza o sustentável
Fotos: Karla Vieira (PMM)

A Prefeitura de Manaus vai entregar nos próximos dias a decoração natalina da Ponta Negra. A estrutura dá o pontapé para a montagem da ornamentação em outros pontos da cidade. Além das árvores de Natal e dez presépios – confeccionados com o conceito de sustentabilidade, haverá intervenções decorativas em complexos viários e viadutos. Grandes corredores viários da cidade e espaços públicos também serão enfeitados.

Além da árvore de Natal do Complexo Turístico Ponta Negra, com 27 metros, serão entregues árvores na Avenida Eduardo Ribeiro e Mercado Adolpho Lisboa, no Centro; Bola do Produtor, zona Leste; e outra no Amarelinho, no Educandos, zona Sul. Antes mesmo de serem montadas nestas áreas, as árvores e seus enfeites são confeccionados em galpões. As estruturas seguem em blocos para as áreas definidas.

Visando a economia, este ano, a Prefeitura de Manaus está trabalhando na decoração de Natal com o conceito de sustentabilidade, usando garrafas PET, ferro e outros materiais reutilizáveis e transformando-os em árvores de Natal e enfeites, como estrelas e Papai Noel. Pelo menos 70% do material utilizado este ano vêm do reaproveitamento da decoração natalina do ano passado.

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) doou banners da campanha eleitoral deste para a confecção dos 10 presépios.

O artista parintinense Juarez Lima é responsável pela árvore que será instalada no Complexo Turístico Ponta Negra. Mais de 90 pessoas estão nesta terça-feira, 9, trabalhando no galpão, na confecção e estrutura final da árvore, que será a de maior destaque da cidade.

A decoração da área terá como tema “Viva o Natal, doe e sinta felicidade”. Dentre os 90 artesãos e artistas que trabalham nesta decoração, parte é de Parintins, interior do Amazonas. “Estamos muito felizes de abordar esse tema (sustentabilidade). Devemos fazer um Natal lindo, limpo e enfeitado. Para evitar custos, estamos reaproveitando a estrutura da árvore do ano passado, mas com decoração nova. Trabalhamos muito com material sintético e reciclado, fazendo fusão. Aquele material que viraria lixo, passa a ser uma material de decoração bonito na Ponta Negra”, explicou o artista.

A decoração da cidade vai contar ainda com presépios confeccionados com lonas descartáveis e outros materiais alternativos. Camburões que foram encontrados no lixo foram transformados em velas gigantes, pneus que não poderiam mais ser usados, passaram a ser, guirlandas de natal.

Outra árvore, com 14 metros, vai compor a decoração do entorno do Mercado Adolpho Lisboa, no Centro. O diferencial desta árvore é o uso de elementos regionais como esteiras, remos e sarrapilha, uma espécie de fibra têxtil característica da região amazônica.

A Bola do Produtor, na zona Leste,vai receber uma árvore de 18 metros. No local também haverá um presépio vivo, preparado com a colaboração da comunidade. O artista Dan Alfaia, responsável pela árvore do local, explica sobre os trabalhos. “O presépio vivo estará no primeiro andar da árvore. É uma obra preparada com a colaboração da comunidade da zona Leste. Contamos com a ajuda de mais de 45 pessoas na ação, entre costureiras, soldadores, escultores e pintores”. Para a estrutura, até materiais plásticos que não seriam mais usados, foram reaproveitados, a exemplo do cano de PVC, que virou bengala.

Todas as árvores possuirão iluminação cênica, programada com tubos de LED diversificados. O detalhe é que cada adereço terá uma iluminação particular e se acenderá aleatoriamente, criando uma espécie de coreografia luminosa.

Além das árvores, grandes corredores da cidade também receberão decoração, como a Avenida Djalma Batista e as ruas Pará e João Valério. As Avenidas Álvaro Maia e Getúlio Vargas, assim como a Ponta Negra também contarão com iluminação especial nas árvores. Nos viadutos e complexos viários, haverá intervenções decorativas.

Catadores em ação

O trabalho é feito de forma colaborativa com cooperativas de reciclagem. A artista plástica Rosa dos Anjos, uma das responsáveis pela ação, explicou que seis cooperativas de reciclagem estão trabalhando no preparo das árvores e dos enfeites natalinos. “Queremos conscientizar a população sobre a importância da reciclagem e mostrar que todos nós temos que ter responsabilidade com o lixo que é gerado. Além de fomentarmos a atividade, estamos usando o conceito da economia criativa. Vai ficar um belo trabalho”, afirmou.

Fonte : Prefeitura de Manaus

Comentários

comentários

Loading...