Home Notícias Amazonas Defesa Civil do Amazonas realiza curso preparatório para coordenadores do Estado

Defesa Civil do Amazonas realiza curso preparatório para coordenadores do Estado

3 min - tempo de leitura
9

Na manhã dessa segunda-feira (10), a Defesa Civil do Amazonas deu início ao “Curso Teórico-prático em Ações de Prevenção e Resposta”, com foco na preparação das coordenações de Defesa Civil de 62 cidades do estado, visando a possível enchente de grandes proporções em 2019 e outros eventos naturais extremos. O curso acontece no auditório do Hotel Taj Mahal, no Centro da capital e vai até o dia 14 de dezembro.

O Secretário da Defesa Civil no Amazonas, Fernando Pires Junior, falou sobre o objetivo do curso. “Diante do período de chuvas intensas que atinge a região, a Defesa Civil do Amazonas age preventivamente, com o objetivo de orientar e munir os nossos coordenadores de novas técnicas, que agilizem a resposta à população, no caso de uma inundação extrema ou de outros eventos que venham a ocorrer durante o próximo ano”, ressaltou.

Coordenadores de Defesa Civil de todo o estado que participam do evento. / Foto: Divulgação/Defesa Civil
Coordenadores de Defesa Civil de todo o estado que participam do evento. / Foto: Divulgação/Defesa Civil

O curso está sendo ministrado pelo Coordenador Geral de Prevenção da Secretaria Nacional de Defesa Civil, Carlos Correia. Entre os temas abordados estão as Ações de Proteção voltadas a Mitigação, Preparação, Resposta e Recuperação; Elaboração de Diagnóstico e Plano de Trabalho; Importância da Prevenção; Gestão de Desastres; Recursos, entre outros.

Na parte prática, os coordenadores farão nesta semana uma vista técnica em uma área de risco da capital e em seguida será elaborado e apresentado um projeto de prevenção.

De acordo com a Coordenadora da Defesa Civil de Autazes, Patrícia Neves, “o aperfeiçoamento das técnicas é de suma importância, uma vez que a cidade já sente os efeitos das chuvas intensas”.

Agentes da Defesa Civil em trabalho de definição de cotas para enchente. / Foto: Divulgação/Defesa Civil
Agentes da Defesa Civil em trabalho de definição de cotas para enchente. / Foto: Divulgação/Defesa Civil

SIPAM alerta sobre enchentes
De acordo com o parecer hidro meteorológico do Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM), novembro de 2018 começou em “condições de normalidade”, mas evoluiu gradativamente para a “condição de excesso de precipitação (chuvas), sobre as regiões oeste, sul e sudoeste das bacias da Amazônia Ocidental, onde ficam as regiões do Juruá, Purus , Madeira e Alto Solimões. Para 2019, as previsões climáticas indicam anomalia e ainda com a previsão de ocorrência do fenômeno El Niño no primeiro trimestre.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Defesa Civil do Amazonas

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Nickson Maciel
Carregar Mais Em Amazonas

Deixe uma resposta

Leia Também

Alunos nordestinos fazem saudação nazista em sala de aula e são suspensos pela direção

Um grupo de adolescentes de 17 anos  do Colégio Santa Maria, um dos mais tradicionais da r…