Delcídio abre o verbo em delação premiada e dedura Lula e Dilma - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Política

Delcídio abre o verbo em delação premiada e dedura Lula e Dilma

Publicado

no

O senador Delcídio do Amaral (PT-MS), em delação premiada à força-tarefa da Operação Lava Jato, revelou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva mandou comprar o silêncio de Nestor Cerveró e de outras testemunhas. As informações foram divulgadas pelo site da Revista “Istoé”, que publicou alguns trechos da reportagem do acordo de delação de Delcídio.

Delcídio do Amaral cita Dilma e Lula , de acordo com Istoé

Delcídio do Amaral cita Dilma e Lula , de acordo com Istoé

Segundo documentos publicados pela Revista “Istoé”, o senador afirma que Dilma Rousseff usou sua influência para evitar a punição de empreiteiros, ao nomear o ministro Marcelo Navarro para o Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ainda de acordo com a reportagem, o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidirá se homologa ou não a delação.

LEIA TAMBÉM  Presidente da Aleam Roberto Cidade apresenta PL para alertar sobre Depressão Infanto-Juvenil

Em seu relato, Delcídio fala de outros senadores e deputados, tanto da base aliada quando da oposição. E revelou que Dilma tentou três vezes interferir na Lava Jato com a ajuda do ex-ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

Delcídio diz que Lula pediu “expressamente” para que ele ajudasse o pecuarista José Carlos Bumlai, porque o empresário estaria implicado nas delações de Fernando Baiano e Nestor Cerveró. Para o senador, Bumlai tinha “total intimidade” e exercia o papel de “consigliere” da família Lula, expressão em italiano que remete aos conselheiros dos chefes da máfia italiana. Delcídio intermediaria o pagamento de valores à família de Cerveró. Diz a revista.

LEIA TAMBÉM  Em 48h, reunião deverá decidir instauração da CPI dos Combustíveis, afirma Josué Neto

Na conversa com o ex-presidente, Delcídio diz que “aceitou intermediar a operação”, mas lhe explicou que “com José Carlos Bumlai seria difícil falar, mas que conversaria com o filho, Maurício Bumlai, com quem mantinha boa relação”. Após receber a quantia de Maurício Bumlai, a primeira remessa de R$ 50 mil foi entregue em mãos pelo próprio Delcídio ao advogado de Cerveró, Edson Ribeiro, também preso pela Lava Jato e solto em 24 de fevereiro.

LEIA TAMBÉM  Veja o vídeo da Audiência de Custódia de Isabelly Aurora que revelou suposta ameaça do delegado Cícero Túlio

Delcídio afirma que uma das maiores preocupações de Lula é a CPI do Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais), já que as investigações podem implicar os filhos do ex-presidente, Fábio Luiz Lula da Silva e Luiz Claudio Lula da Silva.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Mulher...mãe....apaixonada....webwriter e sócia proprietária do Portal No Amazonas é Assim...E minha história continua ❤

Notícias da ALE-AM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações