Deputada propõe que ‘Teste do bracinho’ passe a ser obrigatório em crianças a partir dos 3 anos - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Política

Deputada propõe que ‘Teste do bracinho’ passe a ser obrigatório em crianças a partir dos 3 anos

Publicado

no

Já ouviu falar no teste do bracinho? Com a mesma proposta do teste do pezinho e da orelhinha, é mais uma forma que previne doenças. No caso do teste do bracinho, ajuda a combater a hipertensão arterial infantil, doenças cardíacas, doenças renais e complicações renais, cardiológicas e em retina.

O projeto de lei 595/2019 de autoria da deputada estadual Joana Darc propõe que seja realizado o “Teste do Bracinho” em crianças a partir dos 3 anos de idade, e que o procedimento passe a fazer parte integrante do protocolo de consultas pediátricas regulares feitas pela rede pública de saúde do Estado do Amazonas.

LEIA TAMBÉM  Gen. Mourão já é comunista na Austrália? Se reuniu com Barroso, defendeu a urna e descartou impeachmnt de Ministros

O teste do bracinho é a aferição de pressão arterial em crianças a partir de três anos. Joana Darc quer que esse teste seja obrigatório nas consultas pediátricas em crianças atendidas pela rede pública e privada de saúde no estado. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 23% da população apresenta hipertensão arterial sistêmica. “A ideia do projeto de lei se dá pelo diagnóstico precoce que favorece o tratamento da hipertensão, principalmente quando detectado ainda na infância. Preventivamente nós queremos contribuir para que casos sejam detectados precocemente e que também possamos reduzir custos com a saúde, com tratamento, quando a pessoa futuramente possa vir a desenvolver hipertensão. Outro dado alarmante foi de que 4% da população com idade inferior a 8 anos apresenta a doença. Por isso estamos recomendando esse projeto de lei para que seja aprovado na Assembleia e sancionado pelo Governo, para que possamos prevenir e cuidar mais da saúde das nossas crianças e prevenir os futuros adultos”, explicou a parlamentar.

LEIA TAMBÉM  Presidente Roberto Cidade cria PL que pretende democratizar informação através da radiodifusão comunitária

O exame

A aferição de pressão deverá ser realizada por médicos ou enfermeiros devidamente regulamentados, devendo ser utilizados os equipamentos e recursos humanos já disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). Se alguma alteração for detectada, a criança deverá ser encaminhada para atendimento especializado e realização de exames complementares.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

De acordo com o projeto, o Poder Executivo poderá realizar campanhas de conscientização sobre os problemas decorrentes de hipertensão infantil, em conjunto com as demais campanhas informativas relacionadas à saúde da criança.

LEIA TAMBÉM  Prefeito de Manaus, David Almeida, é novamente vítima de ataques difamatório, dessa vez com uso do Google!

A matéria está tramitando entre as Comissões da Assembleia Legislativa do Amazonas.

Deputada estadual Joana Darc / Foto : Divulgação

Deputada estadual Joana Darc / Foto : Divulgação

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Notícias da ALE-AM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações