Home Notícias Política Deputado Serafim Corrêa acha absurdo a ANEEL criar sobretaxa pela energia solar gerada em casa

Deputado Serafim Corrêa acha absurdo a ANEEL criar sobretaxa pela energia solar gerada em casa

1 min - tempo de leitura
14

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) enviou para consulta pública uma medida para criar uma nova taxa sob o valor da energia solar que o consumidor produz em sua residência a partir de painéis solares. A medida, para o deputado estadual Serafim Corrêa (PSB), é absurda e pode encarecer em até 68% a despesa do consumidor.

“É algo absurdo. Em Manaus, nos últimos 12 meses, o preço das placas de energia solar diminuiu e a possibilidade do financiamento bancário passou a existir. Então, não é correto o que a Aneel está fazendo. O que a Aneel quer fazer é atender aos interesses das termelétricas. Isso é lamentável de dizer, mas é a verdade”, disse Serafim.

De acordo com o líder do PSB na ALE-AM, essa é mais uma política do governo federal que vai na contramão dos interesses da população e encarece as despesas com energia elétrica.

“Isso vai inviabilizar o setor. Os bancos que estão financiando os painéis solares – Basa e CEF (Caixa Econômica Federal) – são do Governo Federal e a Aneel também pertence à União. A Aneel resolveu criar essa sobretaxa do nada. Essa sobretaxa inviabiliza o negócio e inviabiliza, inclusive, o pagamento daqueles que financiaram (as placas solares), porque obviamente vão ter que pagar a conta de luz e a prestação”, avaliou o parlamentar.

Atualmente o consumidor tem quase 100% da energia que envia de volta à rede como crédito para sua conta de luz e a mudança, caso confirmada, representará um grande desincentivo à instalação de sistemas do tipo.

Foto: Marcelo Araújo

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Política

Deixe uma resposta

Leia Também

Roberto Cidade denuncia obra mal feita na orla de Borba que coloca em risco a vida dos moradores

Uma obra mal feita na orla da cidade de Borba coloca em risco a vida dos moradores da cida…