Deputados eleitos no √ļltimo pleito tomam posse para 19¬ļ Legislatura do Parlamento Estadual

79

A presença do governador Wilson Lima (PSC), como convidado, à mesa da reunião preparatória destinada à posse dos 12 deputados eleitos e 12 reeleitos, para a 19ª Legislatura, marcou nesta sexta-feira (1) a eleição por aclamação da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). A chapa aclamada foi encabeçada pelo deputado Josué Neto (PSD), que conquistou seu terceiro mandato na presidência da Casa. A reunião foi conduzida pelo deputado Belarmino Lins (PP) e secretariada pelo deputado Dermilson Chagas (PP).

Foto: Marcio Gleyson
Foto: Marcio Gleyson

A aclama√ß√£o se deu por unanimidade dos 24 deputados presentes e foi considerada pelo presidente Josu√© Neto um momento de unidade do parlamento, diante dos desafios que o Estado do Amazonas deve enfrentar. Segundo ele, tudo o que deu certo nas √ļltimas administra√ß√Ķes da Casa ter√° continuidade, mas o maior desafio hoje √© colocar a Assembleia cada vez mais de portas abertas √† popula√ß√£o, tanto na capital quanto para fazer chegar as a√ß√Ķes parlamentares no interior do Estado.

O presidente destacou ainda que o trabalho do Parlamento estar√° sempre caminhando ao lado dos poderes Executivo e Judici√°rio, que s√£o os poderes constitucionais e cujos servi√ßos s√£o essenciais √† popula√ß√£o. Perguntado se a elei√ß√£o por aclama√ß√£o lhe daria facilidade na condu√ß√£o dos trabalhos legislativos, o deputado Josu√© Neto disse que os trabalhos numa Casa de tamanha import√Ęncia n√£o tem facilidades, e acrescentou que haver√° muita dedica√ß√£o e responsabilidade, agindo dentro da legalidade e da democracia.

Segundo o governador Wilson Lima √© preciso entender que os poderes s√£o independentes, mas devem caminhar juntos para resolver os problemas que afetam a sociedade. Na pr√≥xima ter√ßa-feira (5), ele informou que provavelmente enviar√° √† Assembleia Legislativa uma proposta de ajustamento na √°rea de sa√ļde, por ser o setor com maiores dificuldades em seu governo. ‚ÄúN√£o √© f√°cil conduzir um Estado como Amazonas, dado a sua log√≠stica, aos problemas que n√≥s encontramos. O que n√≥s estamos fazendo √© um processo de constru√ß√£o‚ÄĚ, disse.

Composição
A chapa que foi aclamada para compor a Mesa Diretora da Aleam no bi√™nio 2019/2020, tem o deputado Josu√© Neto na presid√™ncia, na vice-presid√™ncia a deputada Alessandra Camp√™lo (MDB), 2¬™ vice-presidente a deputada Dra. Mayara Pinheiro (PP), 3¬ļ vice-presidente deputado Roberto Cidade (PV), secret√°rio geral deputado Delegado P√©ricles (PSL), 1¬ļ secret√°rio deputado Cabo Maciel (PR), 2¬ļ secret√°rio deputado Augusto Ferraz (DEM), 3¬ļ secret√°rio deputado Fausto Junior (PV), Ouvidor deputado Felipe Souza (PHS) e Corregedor deputado Abdala Fraxe (Podemos).

Liderança
O governador Wilson Lima disse que está conversando com os deputados e quando voltar à Casa para ler a sua mensagem anual, irá anunciar o nome para a líderança do governo. De acordo com ele, o perfil do líder do governo é de alguém que possa representar o governador aqui na Assembleia Legislativa e ser um canal de comunicação com todos os deputados e com a presidência, para defender os pleitos que o governo apresentar.

*Com informa√ß√Ķes de Assessoria

Coment√°rios