Deputados visitam Hospital VeterinĂĄrio de baixo custo que pode servir de exemplo para o Amazonas

130

Na Ășltima sexta-feira (15/3), o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual JosuĂ© Neto (PSD) e a deputada Joana Darc (PR) estiveram no Hospital VeterinĂĄrio da Universidade Estadual do CearĂĄ (UECE) colhendo informaçÔes tĂ©cnicas e exemplos de polĂ­ticas pĂșblicas de proteção aos animais que podem ser implantadas no Amazonas.

Deputados visitam Hospital VeterinĂĄrio de baixo custo que pode servir de exemplo para o Amazonas – Imagem: Divulgação

De acordo com Josué Neto, a medida faz parte das açÔes da Comissão de Meio Ambiente, Proteção aos Animais e Desenvolvimento Sustentåvel da Aleam, criada através de um projeto de autoria dele, e que hoje é presidida pela deputada Joana Darc.

“Aprendemos muito com essa experiĂȘncia aqui no Hospital VeterinĂĄrio da Universidade do CearĂĄ. Existe a vontade polĂ­tica de ampliar esse cuidado com os animais, porque tambĂ©m Ă© uma forma de cuidar da população. A dificuldade vai ser a questĂŁo financeira, mas existem parcerias com universidades pĂșblicas e privadas que podem facilitar muito esse processo”, afirmou Neto. E disse ainda que jĂĄ existe a vontade de alguns parlamentares de destinar recursos atravĂ©s de emendas impositivas para essas açÔes.

A deputada Joana Darc informou que o objetivo Ă© visitar vĂĄrios hospitais que, assim como o Hospital VeterinĂĄrio da UECE, podem servir de exemplo para o Amazonas. “Estamos estudando vĂĄrios modelos para ver o que melhor se adĂ©qua a nossa realidade. Sabemos que quando cuidamos da saĂșde dos animais estamos cuidando da saĂșde de nĂłs seres humanos tambĂ©m. Precisamos criar essas polĂ­ticas pĂșblicas, reduzir a quantidade de animais nas ruas e dar atendimento digno a vida de um animalzinho”, disse a parlamentar.

O Hospital VeterinĂĄrio da UECE Ă© mantido pela Universidade atravĂ©s do curso de VeterinĂĄria, servindo de campo para o desenvolvimento dos alunos da Universidade. Na unidade sĂŁo realizadas cirurgias e atendimentos de casos de emergĂȘncias, como de animais vĂ­timas de atropelamento.

O atendimento no hospital veterinårio da UECE não é gratuito, mas os preços praticados são inferiores ao do mercado convencional.

ComentĂĄrios