Home Notícias Política Dezembro Verde alerta sobre o abandono de animais no Amazonas

Dezembro Verde alerta sobre o abandono de animais no Amazonas

8 min - tempo de leitura
28

O abandono de animais é uma prática cada vez mais frequente no Amazonas. Nestas épocas que antecedem as férias de fim de anos, o problema aumenta já que as pessoas acabam comprando um animal por impulso para presentear membros da família, no entanto, o presente nem sempre é bem-vindo ou viável para aquela residência.

Para tentar amenizar essa realidade, a Deputada Estadual Joana Darc (PL), propôs a criação da campanha “Dezembro Verde” no estado, por meio da lei 4.898 de 30 de julho de 2019 e hoje já faz parte do Calendário Oficial do Amazonas. Para dar início a programação será realizada nesta terça-feira (02), a partir das 18h, a solenidade de abertura oficial, com acendimento das Luzes Verdes no Hall da Assembleia Legislativa do Amazonas. “Todos os dias eu e minha equipe recebemos centenas de pedidos de ajuda de várias partes da cidade e de outros municípios para resgatar animais que foram abandonados em algum local. É muito comum vermos ninhadas inteiras de cães ou gatos serem descartados em feiras, parques ou praças, em frente a clínicas veterinárias e pet shops, e muitos outros lugares. Por isso ressalto o tamanho da relevância desta campanha de combate e conscientização para a sociedade civil”, destacou a deputada.

A Primeira Edição do Dezembro Verde no Amazonas será realizado através da Comissão de Meio Ambiente Proteção aos Animais e Desenvolvimento Sustentável (Caama) da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) presidida pela deputada Joana Darc. E tem como objetivo incentivar a prevenção ao abandono dos animais, propagando o tema e aplicando recursos visuais de impacto, sensibilizar que o abandono de animais é uma conduta criminosa, que além de ser um ato cruel que pode levar o animal abandonado a óbito e ainda colaborar positivamente para reduzir o índice de acidentes com os animais. “São muitos animais abandonados, perdidos ou em situação de rua no nosso estado, não existe uma estimativa precisa, mas é visível nas ruas de Manaus e também nos municípios do interior do estado. Por isso precisamos conscientizar as pessoas sobre o abandono de animais. Isso porque, mesmo sendo considerado crime, esse ato acontece com frequência no país” ressaltou a parlamentar.

Ações na Capital e no interior

Diversas ações serão realizadas durante o mês de dezembro para que o objetivo da campanha seja alcançado. Serão realizadas, palestras em escolas públicas, Blitz e ações de conscientização em várias zonas da capital e municípios do Interior, principalmente em locais que servem pontos habituais de abandono. Além de Manaus, mais 11 municípios do estado estarão participando do Dezembro Verde, são estes: Coari, Lábrea, Manacapuru, Manicoré, Novo Airão, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Tabatinga, Tefé e Itacoatiara. As ações contarão com apoio de voluntários em todo. “Estamos contando com o apoio de vários parceiros nos municípios do interior para que estas ações de conscientização cheguem até as comunidades. Precisamos falar de abandono, e de medidas preventivas para que isso diminua no nosso estado”, explicou a parlamentar.

As ações do Dezembro Verde contaram com apoio na capital da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente (DEMA), Batalhão Ambiental e Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães) da Polícia Militar do Amazonas.

Segue a programação:

  • Blitz no Hall da Aleam e Gabinetes para conscientização sobre o Dezembro Verde.
  • Solenidade de Abertura com acendimento das luzes verdes no prédio da Assembleia Legislativa do Amazonas. Com a presença de Deputados, convidados e seus pets.
  • Palestras e distribuição de material informativo nos Centro de Educação de Tempo Integral Gilberto Mestrinho (Educandos)
  • Blitz Terminal de Integração 3 – Cidade Nova: Panfletagem e distribuição de material de conscientização sobre abandono de animais.
  • Blitz nas Feiras da Banana, da Melancia, Feira do Coroado – Panfletagem e distribuição de material de conscientização sobre abandono de animais, além da afixação de cartazes no local.
  • Blitz Terminal de Integração 1 – Constantino Nery: Panfletagem e distribuição de material de conscientização sobre abandono de animais.
  • Blitz Clínicas Veterinárias e Pet Shops – Panfletagem e distribuição de material de conscientização sobre abandono de animais, além da afixação de cartazes no local.
  • Blitz Terminal de Integração 2 – Cachoeirinha: Panfletagem e distribuição de material de conscientização sobre abandono de animais.
  • Blitz Terminal de Integração 4 – prox. a Feira do Produtor: Panfletagem e distribuição de material de conscientização sobre abandono de animais.
  • Blitz Centro comercial de Manaus – Centro: Panfletagem e distribuição de material de conscientização sobre abandono de animais.
  • Ação de conscientização Infantil – Largo São Sebastião – Distribuição de Material de conscientização e realização de atividades lúdicas com crianças.

OBs: As atividades nos municípios do Interior serão desenvolvidas por ONGs e parceiros com material de conscientização, cartazes, e atividades lúdicas relacionadas ao tema.

Dezembro Verde alerta sobre o abandono de animais no Amazonas
Dezembro Verde alerta sobre o abandono de animais no Amazonas

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Política

Deixe uma resposta

Leia Também

Aleam antecipa pauta da próxima semana com oito Projetos de Lei e cinco vetos do governo

  A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) vai colocar em votação, na próxima sem…