Dia de Nossa Senhora da Conceição РPadroeira do Amazonas

4547

08 de dezembro é o dia que os católicos comemoram o Dia de Nossa Senhora da Conceição!  No Amazonas e em mais 170 locais do Brasil é feriado! Nossa Senhora da Conceição é a padroeira do Amazonas.

Nossa Senhora da Conceição
Nossa Senhora da Conceição

Conta-se que a devo√ß√£o √† Nossa Senhora da Concei√ß√£o data do in√≠cio da igreja cat√≥lica e a tradi√ß√£o foi trazida para o Amazonas no s√©culo XVII pelos carmelitas, que constru√≠ram a primeira igreja da regi√£o no local onde hoje est√° situada a Matriz. Talvez por isso, ela¬† tenha se transformado na padroeira do Estado.8 de Dezembro √© uma festa que se situa no in√≠cio do ano lit√ļrgico, Tempo do Advento, iluminando o caminho da Igreja rumo ao Natal do Senhor. Entre as festividades est√£o programados para este domingo uma missa campal e a tradicional prociss√£o para celebrar a Padroeira do Amazonas!

Na manhã deste domingo (8), os católicos poderão participar da missa de abertura, às 7h30, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sérgio Eduardo Castriani. Às 10h, haverá uma segunda missa com o pároco da Catedral, Pe. José Albuquerque. As solenidades serão realizadas na Catedral Metropolitana de Manaus, localizada no Centro da cidade.

Às 15h haverá o ofício solene da Imaculada e, às 16h30, uma procissão com a imagem da santa deverá seguir pela Av. Sete de setembro e percorrer a Av. Joaquim Nabuco, Rua 10 de Julho e Av. Eduardo Ribeiro. A missa campal ocorrerá logo após o cortejo dos fiéis e será presidida pelo Arcebispo de Manaus.

Na capital, os festejos √† santa iniciaram com o noven√°rio, no dia 29 de novembro, com o tema: ‚ÄúFa√ßam tudo o que Ele vos disser‚ÄĚ. De acordo com a Arquidiocese de Manaus, a devo√ß√£o a Nossa Senhora da Concei√ß√£o √© antiga, compondo mais de 150 anos de tradi√ß√£o no Amazonas. Devido a festa, o dia oito de dezembro √© feriado na capital amazonense e em, pelo menos, mais 170 cidades brasileiras.

Oração à Nossa Senhora da Conceição Р(8 de dezembro)

Santíssima Virgem, eu creio e confesso vossa santa e imaculada Conceição pura e sem mancha.
√ď pur√≠ssima Virgem Maria, por vossa Concei√ß√£o imaculada e gloriosa prerrogativa de M√£e de Deus alcan√ßai-me de vosso amado filho e humildade, a caridade, a obedi√™ncia, a castidade, a santa pureza do cora√ß√£o, de corpo e alma, a perseveran√ßa na pr√°tica do bem, uma santa vida e uma boa morte, Am√©m.

 

Viva Nossa Senhora!

 

Igreja Nossa Senhora da Conceição em construção em 1865. Descrição :  Manaus, província do Amazonas, 1865. Origem VASQUEZ, Pedro Karp. O Brasil na fotografia oitocentista. São Paulo: Metalivros, 2003. Autor Albert Frisch
Igreja Nossa Senhora da Conceição em construção em 1865.
Descrição : Manaus, província do Amazonas, 1865.
Origem VASQUEZ, Pedro Karp. O Brasil na fotografia oitocentista. S√£o Paulo: Metalivros, 2003.
Autor Albert Frisch

Coment√°rios