Dicas para minimizar desconforto da fumaça

520

Por conta de uma fuma√ßa densa e cinza que foi sentida por todos os cantos da cidade, o Aeroporto Internacional de Manaus Eduardo Gomes, ontem ficou por quase 3 horas operando com ajuda de aparelhos. E hoje a cidade amanheceu novamente encoberta pela fuma√ßa que j√° est√° causando problemas de sa√ļde para popula√ß√£o.

 

Dicas para minimizar desconforto da fumaça- Foto: Adneison Severiano
Dicas para minimizar desconforto da fumaça- Foto: Adneison Severiano

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fato é causado por queimadas no interior do estado. A ausência de chuvas e altas temperaturas na região têm favorecido as queimadas em áreas de vegetação e floresta.
Para piorar a situação nas ultimas horas foi registrado um incêndio numa área de vegetação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifam), a antiga Escola Agrotécnica, na zona Leste, que começou por volta das 20h20. De acordo com o Corpo de Bombeiros foram registrados ontem, 8 incêndios em vegetação.

Dicas para minimizar desconforto da fumaça - Foto Danilo Melo
Dicas para minimizar desconforto da fumaça РFoto Danilo Melo

Além da visibilidade reduzida está bem difícil respirar. A população tem usado máscaras para sair as ruas e algumas escolas tem liberados os alunos.
De acordo com o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas, a fumaça que está cobrindo Manaus, vem das queimadas que estão consumindo as floresta de estados vizinhos e da própria região.
Aqui no Amazonas foram 5.882 focos de incêndio só em setembro. A fumaça está impedindo a formação de chuvas e piorando a qualidade do ar, houve crescimento nos casos de pessoas com problemas respiratórios.

Confira como minimizar os efeitos da fumaça
Mucosas, nariz e olhos são partes mais afetados do corpo, a hidratação e ingestão de líquidos ajudam a aliviar desconforto.

Pele ‚Äď De acordo com a dermatologista Cristiane Dal Magro, a hidrata√ß√£o da pele deve ser feita com um creme, mas para ser mais eficaz, √© importante que ocorra em at√© tr√™s minutos ap√≥s o banho, nesse per√≠odo que a pele absorve melhor os princ√≠pios ativos do hidratante.
Nas peles mais sens√≠veis, a secura pode causar fen√īmenos al√©rgicos, como a dermatite at√≥pica, lembra a dermatologista. Outro fen√īmeno relacionado ao tempo seco √© o eczema, que gera inflama√ß√£o e irrita√ß√£o, com forma√ß√£o de placas vermelhas e engrossamento da pele.

Nariz e olhos ‚Äď outro efeito da baixa umidade sobre o corpo √© o ressecamento das mucosas e dos olhos, diz o m√©dico Maur√≠cio Menezes de Souza, que atua na √°rea de cl√≠nica m√©dica.
Outra consequência relacionada ao ressecamento da mucosa do nariz é a maior vulnerabilidade a viroses. Com a umidade natural da parede do nariz, vírus e bactérias aderem e ali morrem. Com a mucosa seca, o nariz perde essa capacidade de filtro. Então, solução fisiológica pode hidratar os olhos e nariz, aliviando o desconforto.

Pulm√£o ‚Äď √≥rg√£o mais afetado pelas part√≠culas em suspens√£o provocadas pela fuma√ßa de inc√™ndios. O pneumologista Ricardo Martins diz que n√£o h√° muito o que fazer. Segundo ele, o excesso de fuma√ßa faz com que a respira√ß√£o se d√™ de maneira mais prejudicada, tanto pela redu√ß√£o da concentra√ß√£o de oxig√™nio, quanto pela competi√ß√£o com outros gases. As pessoas devem evitar dirigir nos hor√°rios de pico de tr√Ęnsito, quando h√° maior concentra√ß√£o de gases produzidos
Pessoas que vivem próximas de áreas de incêndios devem fechar janelas, portas e umidificar o ambiente de casa com bacias d’água, toalhas molhadas e equipamentos de umidificação, se possível.

Consumo de l√≠quidos ‚Äď O cl√≠nico Maur√≠cio Menezes lembra que a hidrata√ß√£o √© fundamental para evitar os transtornos da baixa umidade no corpo. Existe um equil√≠brio de √°gua no nosso organismo. Para mant√™-lo, a pessoa deve ingerir de dois a tr√™s litros de √°gua pura ou em sucos. A bebida alco√≥lica n√£o √© recomendada para hidratar, porque o √°lcool inibe o horm√īnio antidiur√©tico, o que faz com que a √°gua do corpo seja eliminada mais rapidamente.

Fonte: G1

Coment√°rios