Home Notícias Amazonas Diretora da FVS-AM falece após complicações da Covid-19

Diretora da FVS-AM falece após complicações da Covid-19

1 minutos lido
610

A diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) do Amazonas, Rosemary Costa Pinto, morreu, nesta sexta-feira (22/1), por complicações da covid-19.

Diagnosticada com covid-19 em 7 de janeiro, Rosemary, por um período, realizou tratamento domiciliar em isolamento social. A presidente, farmacêutica bioquímica de formação e infectologista de carreira, esteve na linha de frente no combate ao vírus desde o início da pandemia.

Em nota de pesar, o governo do Amazonas ressaltou que a especialista “foi uma das bússolas do Amazonas na interpretação dos dados da pandemia no estado”. A infectologista trabalhou ativamente em todos os surtos registrados na região ao longo dos últimos 25 anos.

Perfil
Rosemary Costa Pinto era farmacêutica bioquímica de formação básica, e epidemiologista de carreira da Fundação de Vigilância em Saúde, formada pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Osvaldo Cruz – ENSP/Fiocruz. Foi uma das idealizadoras da FVS-AM, juntamente com um grupo técnico composto por sanitaristas, epidemiologistas e infectologistas.

Atuou como gerente de epidemiologia e como diretora de vigilância em saúde da SUSAM, assessora técnica de vigilância em saúde e diretora técnica da FVS-AM, cargo onde atuou nos últimos cinco anos.

Foi docente na cadeira de epidemiologia e saúde coletiva do curso de medicina da Universidade Nilton Lins durante 5 anos. Era membro da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) e da Associação Brasileira de Profissionais de Epidemiologia de Campo (PROEPI).

Há 22 anos atuava como representante do Amazonas na Câmara Técnica de Vigilância em Saúde do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (CONASS). Com experiência no controle de surtos, epidemias e situações inusitadas.

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Amazonas

Deixe uma resposta

Leia Também

Governo do Amazonas tá botando pra testar por RT-PCR para quebrar a cadeia de transmissão do novo coronavírus

As unidades da rede estadual de saúde estão intensificando a testagem do exame RT-PCR para…