Home Notícias Internacional Ditador norte coreano Kim Jong-un assina artigo em jornal, mas segue sem aparecer em público

Ditador norte coreano Kim Jong-un assina artigo em jornal, mas segue sem aparecer em público

4 min - tempo de leitura
1,284

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, enviou nesta segunda-feira (27) uma mensagem de agradecimento a um grupo de trabalhadores, reproduzida pela imprensa oficial do país, mas sem publicar imagens recentes do general. Kim não aparece em público há mais de duas semanas, enquanto circulam várias informações sobre seu estado de saúde.

Kim enviou um breve agradecimento através do Rodong, principal jornal norte-coreano, àqueles que trabalham no projeto de turismo na península de Kalma, na cidade de Wonsan, precisamente o local onde as imagens de satélite mostraram o trem especial do líder estacionado.

O artigo do jornal começa dizendo que Kim “agradeceu aos trabalhadores que apoiaram ativamente com seus esforços a construção do distrito turístico de Wonsan Kalma”. O centro de turismo é um dos grandes empreendimentos do regime de Pyongyang, que, antes da pandemia da covid-19, deveria ser inaugurado neste mês.

A mensagem de Kim enumera e agradece várias pessoas encarregadas de supervisionar a construção, logística e a assistência médica dos trabalhadores, mas não menciona mais detalhes sobre o líder norte-coreano.

Sem fotos recentes de Kim

A mídia norte-coreana informou nos últimos dias que Kim enviou cartas ou presentes diplomáticos. No entanto, eles não relataram nenhuma atividade de Kim Jong-un ou publicaram uma imagem atual dele, que não aparece publicamente desde o último dia 12, quando relataram uma reunião do gabinete político do Partido Comunista realizado na véspera e presidido pelo líder.

Naquela reunião, Kim nomeou sua irmã, Kim Yo-jong, como membro suplente desse importante órgão executivo.

Além disso, está a ausência incomum de Kim Jong-un de vários eventos importantes, incluindo as comemorações de 15 de abril, o principal feriado nacional.

Rumores sobre saúde do líder norte-coreano

Nesse contexto, marcado por sua vez pela pandemia do novo coronavírus, e dada a tradicional falta de transparência do regime norte-coreano, diferentes meios de comunicação publicaram informações, sempre citando fontes anônimas, nas quais se diz que o estado de saúde do líder norte-coreano é delicado.

No entanto, o governo sul-coreano descartou a validade dessas informações e insistiu em não detectar nenhuma atividade incomum na Coreia do Norte, enquanto imagens de satélite analisadas pelo site especializado 38 North localizavam o trem especial do líder em Wonsan.

Por sua vez, Moon Chung-in, consultor especial de segurança do presidente sul-coreano, Moon Jae-in, disse ontem na Fox News, emissora dos Estados Unidos, que Kim “está vivo e bem”, enquanto a revista Newsweek afirmou que Washington também não detectou nenhuma atividade militar norte-coreana fora do comum.

Kim Jong-un assina artigo em jornal, mas segue sem aparecer em público
Kim Jong-un assina artigo em jornal, mas segue sem aparecer em público / Meme Internet

Fonte : R7

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Internacional

Deixe uma resposta

Leia Também

Segundo pesquisa, Amazonino Mendes e David Almeida estão tecnicamente empatados em 1º!

De acordo com a pesquisa Real Time Big Data, encomendada pela Record TV, Amazonino Mendes …