Divulgada atividades da Semana Santa em Manaus

20

Neste domingo (20/03), a Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição inicia as celebrações da Semana Santa. Para os católicos, o momento é de reflexão sobre a paixão, morte e ressurreição de Jesus.

Divulgada atividades da Semana Santa em Manaus
Divulgada atividades da Semana Santa em Manaus

A programação inicia no Domingo de Ramos, com procissão e missa solene. Na ocasião, as comunidades relembram a entrada de Jesus em Jerusalém e fazem uma meditação sobre o que deve acontecer nos próximos dias. Ao longo da semana, acontecem também as celebrações penitenciais, quando os fieis são chamados a se confessarem em preparação para a Páscoa.

Na manhã da quinta-feira santa (24), a Missa dos Santos Óleos marca a abertura do Tríduo pascal e o encerramento da quaresma. Na liturgia, acontece a renovação dos votos sacerdotais dos padres e bispos da Arquidiocese. No final da tarde, será realizada a Solenidade da Ceia do Senhor, ou como é popularmente conhecida, o “ Lava-Pés”. Em seguida, acontece a adoração a Eucaristia.

Loading...

A sexta-feira santa (25/03) é o único dia do ano que, para os católicos, não acontece a celebração da missa. Pela manhã, acontece a Via-Sacra. Às 15h, momento no qual se celebra a entrega da cruz, é realizada a liturgia da paixão e o rito de adoração da cruz.

Será realizada a Vigília Pascal na noite de sábado (26/03). A celebração inicia com a bênção do fogo novo e a entronização do Círio Pascal, grande vela que representa para os cristãos católicos, Cristo, luz do mundo. A Páscoa é proclamada e então se inicia a leitura da história de Jesus Cristo. Na solenidade também ocorre o batismo de jovens e adultos. A missa termina com o rito da comunhão eucarística.

No domingo, inicia o tempo pascal, que dura 50 dias até o Pentecostes, que neste ano acontecerá no dia 15 de maio.

Confira a programação da Catedral Metropolitana de Manaus:
Domingo (20/03)
07h30, 10h e 18h: Missa de Ramos;

Segunda-feira (21/03)
17h30: Terço Doloroso;
18h: Missa;

Terça-feira (22/03)
12h e 18h: Celebração Penitencial;

Quarta-feira (23/03)
09h às 12h: Confissões;
15h às 18h: Confissões;

Quinta-feira (24/03)
09h30: Missa dos Santos Óleos;
18h00: Missa da Ceia do Senhor;
19h às 21h00: Adoração ao Santíssimo;

Sexta-feira (25/03)
07h: Ofício Divino (Oração da Manhã);
09h: Via Sacra até o Santuário de Fátima, na Praça 14;
15h: Liturgia da Paixão – Igreja de Fátima;
16h: Procissão do Senhor Morto de Fátima até a Catedral;

Sábado (26/03)

Comentários

comentários