Documentário mostra propriedades medicinais de plantas da Amazônia

975

‘Paisagens do Conhecimento’, do Professor Moacir Biondo, faz mergulho na floresta, na cultura e nas plantas medicinais da região.

O documentário ‘Paisagens do Conhecimento’ mostra uma parte do trabalho do professor paulista, Moacir Biondo, que há mais de 30 anos estuda plantas medicinais da região amazônica. O documentário, considerado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN ) uma contribuição ao Patrimônio Histórico Imaterial, foi exibido no último mês de novembro nos canais TV Brasil e TV Cultura.

'Paisagens do Conhecimento', do Professor Moacir Biondo
‘Paisagens do Conhecimento’, do Professor Moacir Biondo

O professor é técnico especialista em plantas medicinas da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e apresentador do programa ‘Ervas e Plantas’ no canal Amazon Sat.
Em entrevista a equipe do Portal Amazônia, Biondo contou que o documentário surgiu a partir de seu trabalho desenvolvido em comunidades da região amazônica. Moacir compartilhou seu conhecimento sobre plantas medicinais com mais de 2 mil pessoas, em comunidades que vão desde Cruzeiro do Sul, no Acre, até Macapá.

'Paisagens do Conhecimento', do Professor Moacir Biondo
‘Paisagens do Conhecimento’, do Professor Moacir Biondo
Loading...

 

”Precisamos unir o conhecimento tradicional e o científico para produzir um algo maior, que realmente beneficie a população e não somente os grandes laboratórios”, salientou Biondo. Moacir destaca ainda que Brasil, em especial, a Amazônia precisa despertar para a pesquisa das plantas que podem ser e são a cura para muitas doenças.
O documentário tem a direção de Kika Gouveia e Karine Batista por meio das lentes do cinegrafista Di Pannacci e a participação de Anita Moreira. Os registros de ‘Paisagens do Conhecimento’ se passam na comuniidade de Terra Preta localizada na margem esquerda do Rio Negro próximo a Manaus.
Moacir explica ainda que a intenção do seu trabalho é valorizar as tradições, aprender e compartilhar conhecimentos, pois segundo ele, as pessoas estão abandonando seus saberes tradicionais. “Os jovens saem cada vez mais cedo das comunidades à procura de oportunidades de trabalho. Muitas vezes, ele perde o vínculo com sua cultura e isto cria uma lacuna enorme e irreparável sobre o uso correto das plantas”.

____

Jordânia Gama
jornalismo@portalamazonia.com

Comentários

comentários

COMPARTILHAR
AnteriorAnéis criativos do mundo todo
PróximoTapiocas coloridas
Divulgamos em nosso site conteúdos ricos de textos, fotos e vídeos sobre temas amazônicos, nossas belezas naturais, nossa cultura ribeirinha, às vezes notícias frutos de estudos e artigos científicos, além dos já conhecidos assuntos meramente cômicos, notícias, fotos, tirinhas, passatempos e vídeos engraçados; sempre com uma linguagem bem humorada – como pensamos que deve ser o verdadeiro entretenimento.