Documentário mostra propriedades medicinais de plantas da Amazônia

915

‘Paisagens do Conhecimento’, do Professor Moacir Biondo, faz mergulho na floresta, na cultura e nas plantas medicinais da região.

O documentário ‘Paisagens do Conhecimento’ mostra uma parte do trabalho do professor paulista, Moacir Biondo, que há mais de 30 anos estuda plantas medicinais da região amazônica. O documentário, considerado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN ) uma contribuição ao Patrimônio Histórico Imaterial, foi exibido no último mês de novembro nos canais TV Brasil e TV Cultura.

'Paisagens do Conhecimento', do Professor Moacir Biondo
‘Paisagens do Conhecimento’, do Professor Moacir Biondo

O professor é técnico especialista em plantas medicinas da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e apresentador do programa ‘Ervas e Plantas’ no canal Amazon Sat.
Em entrevista a equipe do Portal Amazônia, Biondo contou que o documentário surgiu a partir de seu trabalho desenvolvido em comunidades da região amazônica. Moacir compartilhou seu conhecimento sobre plantas medicinais com mais de 2 mil pessoas, em comunidades que vão desde Cruzeiro do Sul, no Acre, até Macapá.

'Paisagens do Conhecimento', do Professor Moacir Biondo
‘Paisagens do Conhecimento’, do Professor Moacir Biondo

 

”Precisamos unir o conhecimento tradicional e o científico para produzir um algo maior, que realmente beneficie a população e não somente os grandes laboratórios”, salientou Biondo. Moacir destaca ainda que Brasil, em especial, a Amazônia precisa despertar para a pesquisa das plantas que podem ser e são a cura para muitas doenças.
O documentário tem a direção de Kika Gouveia e Karine Batista por meio das lentes do cinegrafista Di Pannacci e a participação de Anita Moreira. Os registros de ‘Paisagens do Conhecimento’ se passam na comuniidade de Terra Preta localizada na margem esquerda do Rio Negro próximo a Manaus.
Moacir explica ainda que a intenção do seu trabalho é valorizar as tradições, aprender e compartilhar conhecimentos, pois segundo ele, as pessoas estão abandonando seus saberes tradicionais. “Os jovens saem cada vez mais cedo das comunidades à procura de oportunidades de trabalho. Muitas vezes, ele perde o vínculo com sua cultura e isto cria uma lacuna enorme e irreparável sobre o uso correto das plantas”.

____

Jordânia Gama
jornalismo@portalamazonia.com

Comentários

comentários

Loading...