Home Notícias Amazonas Dr. Luiz Fernando Nicolau morre na tarde desta segunda-feira

Dr. Luiz Fernando Nicolau morre na tarde desta segunda-feira

2 min - tempo de leitura
2,116

Luis Fernando Nicolau morreu na tarde desta segunda-feira, 16/11, em Manaus, aos 74 anos. O médico neurocirurgião estava internado no Hospital Samel, no Centro, com Covid-19 há 15 dias e precisou ser entubado na semana passada. Hoje, por volta das 14h, sofreu uma parada cardiorespiratória.

Carioca, Dr. Luis Fernando era médico formado na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), onde formou-se em 1973. Depois de fazer pós-graduação em administração hospitalar, decidiu fundar em 1976 o Pronto-Socorro e Hospital dos Acidentados, instalado inicialmente em um prédio histórico e acanhado da avenida Joaquim Nabuco, Centro de Manaus. Aquele foi o embrião da Samel, hoje a maior rede de assistência hospitalar do Amazonas.

Em 1986, elegeu-se deputado estadual pelo PMDB. Foi vice-presidente da Assembleia Estadual Constituinte, entre 1987 e 1988, e presidente da ALE em 1988, quando se licenciou do Legislativo para ocupar a Secretaria de Saúde, no governo de Amazonino Mendes (1987-1990). Em 1989, deixou a secretaria e reassumiu seu mandato de deputado.

Nas eleições de outubro de 1990, reelegeu-se deputado estadual e, quatro anos mais tarde, foi o segundo mais votado para deputado federal, obtendo 68.614 votos – àquela altura uma votação consagradora. Reelegeu-se para mais um mandato, em 1998. Dois anos depois, lançaria a candidatura do filho Ricardo a vereador em Manaus, com sucesso. Em 2012, assumiu o terceiro mandato na Câmara Federal por um ano como suplente.

Luis Fernando é pai de sete filhos, entre eles, o deputado Ricardo Nicolau e o vereador Hiram Nicolau, e avô de oito netos.

Dr. Luiz Fernando Nicolau
Dr. Luiz Fernando Nicolau

Fonte : Toda Hora Notícia

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Amazonas

Deixe uma resposta

Leia Também

Lutadora de MMA espoca Youtuber de 240kg em torneio. Veja o vídeo da luta!

Um torneio de MMA na Rússia promoveu um duelo entre uma lutadora de 63kg e um youtuber de …