Home Notícias Brasil É falsa a notícia que máscaras vindo da China já estão contaminadas com vírus!

É falsa a notícia que máscaras vindo da China já estão contaminadas com vírus!

2 min - tempo de leitura
1,156

É falso que as máscaras de proteção para profissionais de saúde exportadas pela China estão infectadas com o novo coronavírus, como diz um áudio que vem circulando em grupos de WhatsApp. Ao Comprova, o autor da gravação não mostrou evidências de que a acusação é verdadeira nem citou fontes que corroboram a teoria.

Identificado como Rodrigues Filho, o homem afirmou à reportagem que a fonte dos dados sobre máscaras da China era “ele mesmo” e que a prova era o “próprio áudio”. Disse também que todos que têm covid-19 foram infectadas por máscaras chinesas. O Comprova perguntou se Rodrigues testou essas máscaras ou se foi infectado, mas ele negou.

O Ministério da Saúde anunciou que comprou 240 milhões de máscaras da China no dia 8 de abril, com o objetivo de proteger os profissionais de saúde que atendem a pacientes com covid-19. As máscaras ainda não chegaram ao Brasil. Mas, desde o anúncio do governo, boatos sobre supostas contaminações passaram a circular nas redes sociais.

Vírus não sobrevive nas máscaras

Além de Rodrigues Filho, o Comprova consultou o infectologista Jean Gorinchteyn. O médico disse que é impossível que máscaras cheguem infectadas da China. Isso porque o vírus não sobrevive por tanto tempo no produto, desde a produção até o transporte. Um estudo mostrou que o coronavírus tem sobrevida de até 72 horas no plástico, por exemplo.

A verificação foi feita por: Estadão, e validada por outros veículos.

Máscaras vindo da China já estão contaminadas com vírus é fakenews!
Máscaras vindo da China já estão contaminadas com vírus é fakenews!

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Brasil

Deixe uma resposta

Leia Também

Tefé foi o município com maior número de metas alcançadas do PQA-VS do Ministério da Saúde

A cidade de Tefé, distante 522 km, de Manaus receberá o repasse de R$ 89.064,24 do Ministé…