Eleição para conselheiro tutelar será desse domingo em Manaus

3

Ocorrerá neste domingo (22), das 8h às 17h, a eleição para a escolha de conselheiros tutelares de Manaus. A votação será em todas as todas as zonas da cidade, inclusive na zona rural. Todas as pessoas em situação regular com a Justiça Eleitoral podem votar, basta comparecer à seção eleitoral portando documento oficial com foto e o título de eleitor.

São num total de 166 candidatos, que disputarão 45 vagas para conselheiros titulares e 45 para suplentes. Os equipamentos estarão distribuídos em 143 escolas de votação, sendo 86 escolas municipais, 55 estaduais, uma federal e o Parque Municipal do Idoso.  São esperadas mais 180 mil pessoas nos colégios eleitorais. Cerca de três mil pessoas vão atuar diretamente na eleição. A prefeitura informou ainda foi definida uma data de corte para a impressão dos cadernos de eleitores para a votação. Pessoas que fizeram a biometria até o dia 30 de outubro irão votar no novo local de votação. Mas quem fez a biometria depois do dia 30 de outubro deverá se dirigir ao antigo local de votação.

A apuração acontecerá no dia seguinte e o resultado oficial deverá ser divulgado após a conclusão de todos os trâmites, que envolvem análise de recursos e denúncias. A posse dos novos conselheiros acontece em janeiro do próximo ano. Um primeiro pleito foi realizado no dia 4 de outubro, mas a eleição para conselheiros tutelares foi anulada

Os conselheiros têm a função de agir sempre que existe a omissão ou violação dos direitos das crianças e dos adolescentes e garantir que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) seja respeitado. Eles agem em casos de violência sexual, evasão escolar, trabalho infantil, consumo de álcool e drogas, entre outras situações.

Eleição para conselheiros tutelares poderá ser anulada
Eleição para conselheiros tutelares poderá ser anulada

Comentários

Loading...

comentários