ELEI√á√ēES 2018 – Resumo r√°pido sobre os candidatos a Senador no Amazonas

164

No próximo domingo (7) será a vez de irmos as urnas definir quem conduzirá as rédeas do nosso país e do nosso Estado. Nesta eleição, teremos que escolher 2 senadores. As cadeiras em jogo são as cadeiras do senador Eduardo Braga (MDB) e da senadora Vanessa Grazziotin (PC do B).
Abaixo, um resumo rápido sobre cada um dos concorrentes para que possa ajudar um pouco na informação para sua decisão do voto.

Alfredo Nascimento (PR)
Formado em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), foi eleito prefeito de Manaus durante dois mandatos consecutivos, de 1997 a 2004. Entre os anos de 2004 a 2006, assumiu o Ministério dos Transportes. Exerce mandato de deputado federal desde 2015.

Eduardo Braga (MDB)
Natural do estado do Pará, é formado em engenharia. Já foi deputado federal e assumiu o Governo do Amazonas em 2003, cargo em que permaneceu até 2010. Desde então, cumpre mandato no Senado Federal.

Hissa Abra√£o (PDT)
√Č formado em economia e foi eleito vereador em 2008. Foi candidato ao Governo do Estado em 2010, por√©m n√£o foi eleito. J√° em 2012, exerceu o mandato de vice-prefeito de Manaus e, dois anos depois, foi eleito deputado federal.

Luiz Castro (Rede)
Reside no Amazonas desde 1977 e é formado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Foi eleito prefeito do município de Envira duas vezes e, atualmente, exerce o quinto mandato consecutivo como deputado estadual.

Luiz Fernando Santos (PSOL)

Nascido em Manaus, é doutor em Sociologia pela Universidade de Campinas (Unicamp). Atualmente, é professor na Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Plínio Valério (PSDB)
Natural do munic√≠pio de Eirunep√©, foi eleito vereador no ano de 2012 em Manaus. Em 2013, assumiu como suplente durante oito meses o cargo de deputado federal, quando foi membro da Comiss√£o de Integra√ß√£o Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amaz√īnia.

Rondinely Fonseca (PSOL)
Pós-graduado em jornalismo. Foi candidato a vereador em 2016, porém não foi eleito. Atualmente, é secretário de comunicação do PSOL no Amazonas e disputa um cargo no Senado pela primeira vez.

Vanessa Grazziotin (PCdoB)
Mudou-se para Manaus aos 15 anos, oriunda do estado de Santa Catarina. Já foi eleita vereadora e deputada federal pelo Amazonas em três mandatos consecutivos cada. Atualmente, está no término do primeiro mandato no Senado Federal.

Coment√°rios