Em 15 dias, Amazonas vacinou 550 mil pessoas o contra H1N1

350

Ap√≥s a mobiliza√ß√£o do Dia D de vacina√ß√£o contra a gripe, a campanha segue em todo o Estado. Segundo dados do Minist√©rio da Sa√ļde, at√© esta quarta-feira (03/04), 550.445 pessoas foram vacinadas no Amazonas, o que corresponde a 55% da popula√ß√£o-alvo da a√ß√£o.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O grupo priorit√°rio da campanha s√£o crian√ßas de 6 meses a menores de seis anos, gestantes, trabalhador de sa√ļde e professores da rede p√ļblica e privada, ind√≠genas, idosos com mais de 60 anos, pessoas portadoras de doen√ßas cr√īnicas n√£o transmiss√≠veis; e portadores de outras condi√ß√Ķes cl√≠nicas especiais como doen√ßa respirat√≥ria cr√īnica, doen√ßa card√≠aca cr√īnica, doen√ßa renal cr√īnica, doen√ßa hep√°tica cr√īnica.

Quem ainda n√£o tomou a vacina √© s√≥ buscar o atendimento em uma das 1.535 salas de vacina√ß√£o em todo o Estado. As salas est√£o localizadas em Unidades B√°sicas de Sa√ļde da capital e do interior.

Somente na capital, pela Prefeitura de Manaus, serão 200 postos de vacinação em todas as zonas da cidade. No interior, a organização da campanha de vacinação está a cargo de cada um dos 61 municípios.

Dados Atualizados
A 17¬™ edi√ß√£o do Boletim Epidemiol√≥gico da S√≠ndrome Respirat√≥ria Aguda Grave (SRAG), elaborado pela Funda√ß√£o de Vigil√Ęncia em Sa√ļde (FVS-AM), informa que s√£o 998 casos notificados de¬†SRAG, permanecendo os 120 positivos para o V√≠rus da Influenza A (H1N1) e 163 para V√≠rus Sincicial Respirat√≥rio (SRV).

O n√ļmero de √≥bitos por H1N1 continua o mesmo do relat√≥rio anterior: 32 (25 em Manaus no interior, sendo os tr√™s em Manacapuru, e Parintins, Itacoatiara, Japur√° e Urucurituba com um caso cada).

Foto: Marinho Ramos/Semcom
Foto: Marinho Ramos/Semcom

Em rela√ß√£o ao v√≠rus sincicial, tamb√©m permanecem os 13 √≥bitos divulgados na √ļltima sexta-feira (22/03) (11 na capital, um de Borba e outro em Manacapuru), al√©m de um √≥bito em Manaus por Parainfluenza tipo 3, outro foi registrado tamb√©m na capital pelo v√≠rus Metapneumov√≠rus.

Nesta edição do boletim, foi confirmado um óbito por Influenza A não subtipável no município de Maués.

Dos 48 pacientes graves que evoluíram para óbitos, entre fevereiro e março de 2019, 40 deles faziam parte de grupo de risco mais suscetíveis, com destaque para crianças menores de cinco anos, idosos, pessoas com diabetes, pneumopatas, pessoas com obesidade e neuropatas.

*Com informa√ß√Ķes de assessoria

Coment√°rios