Home Notícias Manaus Em menos de 100 dias David coloca Manaus em destaque nacional no combate à Covid-19

Em menos de 100 dias David coloca Manaus em destaque nacional no combate à Covid-19

2 minutos lido
70

Em menos de 100 dias à frente do Executivo municipal, a gestão do prefeito de Manaus, David Almeida, transformou a capital amazonense na cidade líder no ranking nacional de vacinação contra a Covid-19. Um ano após a pandemia causar a primeira morte na cidade, registrada no dia 24 de março de 2020, a capital amazonense vem revertendo o quadro caótico em que se encontrava.

Com mais de 10% da população vacinada, ações para adquirir mais doses de vacinas e imunizar mais pessoas, publicação de decretos em atenção à situação de emergência sanitária que a cidade atravessa, criação do “Auxílio Manauara”, a gestão do prefeito David Almeida adotou essas e outras medidas, para conter o avanço da Covid-19 na capital amazonense.

“Ao assumir a prefeitura no dia 1º de janeiro, me deparei com uma situação gravíssima, porque Manaus foi a primeira cidade do Brasil a entrar em colapso na saúde pública, a primeira capital a sair e a primeira a retornar ao problema. Trabalhamos dentro da nossa realidade, para salvar vidas, adotando as medidas que naquele momento estavam ao nosso alcance, além de contar com o apoio dos governos federal e estadual”, relatou David Almeida.

Para o prefeito, a imunização dos primeiros grupos prioritários, determinados pelo Ministério da Saúde (MS), dentro da campanha de vacinação foi um sucesso. Conforme o “Vacinômetro” – plataforma criada pela Prefeitura de Manaus para acompanhar em tempo real a quantidade de imunizados -, no último fim de semana foi registrada a marca de mais de 10% da população vacinada contra a Covid-19, com a aplicação de mais de 224 mil primeiras doses das vacinas CoronaVac/Butantan e AstraZeneca/Oxford. Esse número representa 10,1% da população estimada para Manaus em 2020, que, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de 2.219.580 habitantes.

Além disso, para o grupo dos trabalhadores de saúde e dos idosos de 70 anos ou mais, o município superou a meta de vacinar 90% da população, conforme estipulado pelo MS.

Integrando o Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar), para a aquisição de mais doses de imunizantes contra o novo coronavírus e insumos para combater a pandemia, David diz estar otimista com as articulações que vêm sendo realizadas pelo grupo, coordenado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP).

Perdas

O prefeito também lamenta os mais de 2 milhões de óbitos em todo o mundo, dos quais 11 mil deles ocorreram no Amazonas, com Manaus registrando em um ano 8.348 mortes – conforme os dados da Fundação de Vigilância Sanitária (FVS-AM) – ao longo de um ano.

“Tivemos perdas irreparáveis. No funcionalismo municipal, em um ano de pandemia, perdemos 219 servidores que dedicaram parte de suas vidas à nossa população e foram vítimas deste vírus tão cruel”, lamentou

Em memória às vítimas da Covid-19, a Prefeitura de Manaus prepara uma homenagem às 17h desta quarta-feira, 24/3, na sede do Executivo municipal, na Compensa, zona Oeste, com um culto ecumênico, soltura de balões brancos e um minuto de silêncio.

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Manaus

Deixe uma resposta

Leia Também

Manaus Tech Hub anuncia “Conexão Distrito” para residência de startups com equity free

Manaus, abril de 2021 – O Manaus Tech Hub (MTH), espaço de inovação aberta do Sidia …