Home Notícias Política Em nova pesquisa, David Almeida estaria no segundo turno contra o Negão

Em nova pesquisa, David Almeida estaria no segundo turno contra o Negão

4 min - tempo de leitura
13

O candidato ao governo do Estado pela coligação Renova Amazonas, David Almeida (PSB), é apontado em pesquisa eleitoral divulgada nesta quarta-feira (5) como o nome que vai disputar o segundo turno da eleição deste ano contra o candidato à reeleição, Amazonino Mendes (PDT).

David Almeida
David Almeida

O levantamento estimulado, feito pelo instituto Real Time Big Data, disponibilizado durante o programa Fala Brasil, da TV Record, em rede nacional, mostra David com 20% das intenções de votos, contra 29% de Amazonino. Segundo o instituto, foram entrevistadas 1.200 pessoas nos dias 3 e 4 de setembro, e a pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na mesma pesquisa, o governador tampão é o campeão de rejeição, mostrando que 35% do eleitor amazonense não vota para reeleger Amazonino – foto: divulgação

Na pesquisa espontânea – quando o entrevistador não sugere nenhum nome -, o candidato do PSB aparece com uma diferença percentual menor em relação ao candidato do PDT. Enquanto Amazonino aparece com 20%, David Almeida registrou 12% das intenções de voto.

David, que é presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), nesse cenário aparece com quatro pontos percentuais de diferença em relação ao terceiro colocado, o candidato Wilson Lima (PSC), que aparece com 8%, colado a Omar Aziz (PSD), que – por sua vez – aparece com 7%. Lúcia Antony, do PCdoB, aparece com apenas 1% das intenções de votos.

No cenário estimulado, David, que foi governador interino no ano passado por 144 dias – de maio a outubro de 2017 -, aparece na frente de Wilson Lima, que registrou 17%; e de Omar Aziz, que aparece com apenas com 12%. A candidata Lúcia Antony registrou 2% das intenções de votos.

No início de agosto, a DMP Tiradentes divulgou pesquisa que já apontava a disputa eleitoral no Amazonas definida no segundo turno. Na ocasião, a mesma pesquisa, porém, sinalizava que a disputa para a segunda vaga estava acirrada entre David, Omar e Wilson. Com a divulgação da pesquisa da Real Big Data, o segundo turno terá como protagonistas David e Amazonino.

Rejeição

Entre os quatro principais nomes da disputa pelo Governo do Amazonas, David é o que aparece com a menor índice de rejeição, apenas 22%. Amazonino, que acumula quatro vezes mandato de governador, é líder no índice de rejeição do eleitorado amazonense, com 35%.

Nesse indicador negativo, o governador tampão é seguido pelo do senador Omar Aziz, que aparece com 31%. Wilson Lima, que nunca ocupou cargo político, impressiona ao aparecer com 25% de rejeição dos votos do eleitorado do Amazonas.

Indecisos

Ainda de acordo com a pesquisa do Real Time Big Data, que tem sede em São Paulo, o total de eleitores que considera votar branco ou nulo é 10%; o de indecisos também é 10%. Esse resultado reforça que o cenário da última eleição suplementar, realizada em agosto de 2017, quando mais de 1 milhão de eleitores votaram branco e nulo ou simplesmente deixaram de ir votar, pode se repetir.

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Política

Deixe uma resposta

Leia Também

Joelma revela que quase foi pra glória com Covid-19 e fala das sequelas!

Joelma conversou com Serginho Groisman no Altas Horas deste sábado (27), e, de casa, a can…