Em tempo recorde, IML liberou 53 corpos, no Amazonas - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Quinta-Feira, 28 de Março de 2024

Amazonas

Em tempo recorde, IML liberou 53 corpos, no Amazonas

Publicado

no

Entre a segunda-feira (27/05) e a quarta-feira (29/05), o Instituto Médico Legal (IML) liberou os corpos de 53 dos 55 detentos mortos em quatro unidades prisionais. A diretora do instituto, Sanmya Leite, destacou a atuação dos peritos que trabalharam dia e noite para agilizar o processo de liberação dos corpos para os familiares.

Vice Governador – Governo do Estado do Amazonas/Secom – Manaus/AM 05/06/2018 – Foto: Bruno Zanardo/Secom

O trabalho da perícia começou assim que os corpos chegaram ao Instituto Médico Legal, com apoio do Instituto de Identificação e do Instituto de Criminalística, todos ligados ao Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC). Ainda na segunda-feira, foram liberados os corpos dos 15 detentos mortos no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), no dia anterior.

LEIA TAMBÉM  “Operação Gratidão”: Dez pacientes de Rondônia já estão totalmente recuperados da Covid-19

Na segunda-feira e madrugada de terça-feira (28), foram realizadas as necropsias nos corpos dos 40 detentos mortos no Compaj, Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), Centro de Detenção Provisória Masculino 1 (CDPM 1) e Unidade Prisional do Puraquequara (UPP).

“Foram realizadas as coletas das informações post-mortem, coletas de impressões digitais, de sangue, de fotografia e odontograma”, explicou a diretora do IML, Sanmya Leite. Ainda na terça-feira, foi realizada a busca dos prontuários civis das supostas vítimas e as classificações das informações papiloscópicas (digitais), tanto dos prontuários quanto do que foi coletado nos corpos, para serem confrontados no mesmo dia.

LEIA TAMBÉM  TCE-AM retorna hoje com 100% do quadro de colaboradores para o trabalho presencial

Outra etapa foi a digitalização das coletas e dos prontuários para que fosse realizado o trabalho técnico-científico de confrontação, finalizando a perícia necropapiloscópica. “Esse processo de organização permitiu que praticamente concluíssemos todas as liberações ainda na quarta-feira, em um processo que, dependendo do caso, pode levar semanas”, afirmou Sanmya Leite.

A diretora do IML destacou o trabalho dos servidores do instituto. “Enfatizamos o trabalho dos peritos criminais que realizaram o confronto necropapiloscópico, o trabalho piscossocial que fez o atendimento às famílias, o pessoal do administrativo, que fez o trâmite de documentos, os auxiliares de necropsias que fizeram a remoção de corpos, as auxiliares de enfermagem que auxiliaram na coleta de sangue e nas fotografias, os peritos legistas que realizaram as necropsias nos corpos, as peritas odontolegistas que fizeram as perícias odontológicas, e os peritos criminais que fizeram a identificação dos corpos e a emissão dos laudos para possibilitar a liberação dos corpos”, disse Sanmya Leite.

Publicidade
Confira as últimas notícias do TCE-AM

Os dois corpos ainda não identificados serão submetidos a outras modalidades de identificação, como odontograma ou DNA, uma vez que os familiares não apresentaram a documentação para liberação para a identificação por meio de impressões digitais.

LEIA TAMBÉM  Pilotos de Jet Ski imprudentes trazem perigo para banhistas em Maués

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Notícias da ALE-AM

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações