Encontrão de mães busca incentivar a amamentação no Amazonas

551

No per√≠odo de 24 a 28 de novembro, em Manaus, ser√° realizado do XIII Encontro Nacional de Aleitamento Materno ‚Äď ENAM e II Encontro Nacional de Alimenta√ß√£o Complementar Saud√°vel ‚Äď ENACS. O evento busca incentivar a amamenta√ß√£o materna no Amazonas.

Encontrão de mães incentiva a amamentação no Amazonas
Encontrão de mães incentiva a amamentação no Amazonas

O Amazon Sat transmitir√° flashes de toda a programa√ß√£o do evento, como a solenidade de abertura no dia 26 de novembro, no Studio 5 Centro de Conven√ß√Ķes; os debates sobre os diversos temas previstos durante o Encontro e a produ√ß√£o de imagens que ser√£o exibidas no tel√£o do Anfiteatro da Ponta Negra. Essas imagens foram geradas no decorrer das atividades do projeto Mil M√£es, realizado nos munic√≠pios de Manaus, Manacapuru, Mau√©s e Nova Olinda do Norte, com o apoio das equipes da Rede Amaz√īnica de Televis√£o.

Em sua 13 edi√ß√£o o evento, que tamb√©m conta com a parceria da Secretaria Municipal de Sa√ļde ‚Äď SEMAS e UNICEF, abordar√° a seguinte tem√°tica: Qualidade de Vida: Amamenta√ß√£o e Alimenta√ß√£o Complementar em Redes ‚Äď Uma vis√£o a partir da Amaz√īnia.

De acordo com a Chefe do N√ļcleo de Sa√ļde da Crian√ßa e Adolescente da Secretaria Municipal de Sa√ļde de Manaus (SEMSA) e Presidente do ENAM/ENACS 2014, Ivone Amazonas, pesquisas revelam que no munic√≠pio de Manaus o √≠ndice de aleitamento materno tem aumentado nos √ļltimos anos. ‚ÄúEsperamos que no futuro nossas crian√ßas tenham boa qualidade de vida, onde a amamenta√ß√£o e alimenta√ß√£o complementar sejam extra√≠das de toda exuber√Ęncia nutricional que a nossa Amaz√īnia possa proporcionar‚ÄĚ, disse ela em refer√™ncia a riqueza e diversidade da nossa floresta e cultura.

PROGRAMAÇÃO

Uma gama de atividades est√° prevista durante os dias de realiza√ß√£o do evento. Nos dias 24 e 25, cursos sobre Aleitamento Materno e Amamenta√ß√£o ser√£o ministrados no audit√≥rio da Universidade Paulistana ‚Äď UNIP, localizada na rua Recife, em Manaus.

Ainda no dia 25 de novembro, a partir das 15h, o Anfiteatro da Ponta Negra será palco do encontro de aproximadamente mil mães que simultaneamente amamentarão seus filhos. O evento é conhecido pelo título de Mamaço.

J√° no dia seguinte (26), √†s 8h, acontecer√° a abertura oficial do evento, na sala Tucunar√©, no Studio 5 – Centro de Conven√ß√Ķes, ocasi√£o que dever√° contar com a presen√ßa de autoridades local e nacional. Em seguida, ser√° realizada a confer√™ncia: ‚ÄúA pol√≠tica nacional de aten√ß√£o integral √† sa√ļde da crian√ßa e o aleitamento materno‚ÄĚ, com a participa√ß√£o da Presidente, Ivone Amazonas e do conferencistas, Paulo Vicente Bonilha de Almeida, do Distrito Federal.

Confira a programação completa do evento.

MIL MÃES

Como parte da programação do evento, no dia 25 de novembro, acontece o projeto Mil Mães, que teve início no ano de 2002, nos Estado Unidos e no Brasil, já aconteceu nas cidades de Porto Alegre (2006), Belém (2008), e Fortaleza (2012). Durante a realização do evento na cidade de Belém, se bateu recorde de amamentação, isto porque foram reunidas 1.600 mulheres que por quase um minuto, amamentaram seus filhos, estimativa está a ser superada nesta edição, de acordo com as expectativas dos organizadores.

No Amazonas, o projeto j√° aconteceu nos munic√≠pios de Manacapuru, Mau√©s e Nova Olinda do Norte onde as equipes das secret√°rias municipais de sa√ļde e parceiros, reuniram m√£es com filhos na faixa et√°ria de 0 a 2 anos de idade, que ainda se alimentam exclusivamente do leite materno; sensibilizando as envolvidas sobre a quest√£o da import√Ęncia do aleitamento materno para o crescimento e desenvolvimento das crian√ßas.

HIST√ďRICO

A IBFAN (Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar ‚Äď International Baby Food Action Network) √© uma rede internacional, sem fins lucrativos, criada em 1979 e hoje presente em 164 paises. A IBFAN tem como objetivo coordenar os esfor√ßos de prote√ß√£o ao aleitamento materno, compartilhar informa√ß√Ķes e aumentar a consci√™ncia mundial sobre a import√Ęncia da amamenta√ß√£o e os perigos potenciais da alimenta√ß√£o artificial na inf√Ęncia. A entidade atua tamb√©m para sensibilizar as autoridades internacionais (especialmente OMS e UNICEF) e nacionais quanto √† implementa√ß√£o do C√≥digo Internacional de Comercializa√ß√£o de Substitutos do Leite Materno e das Resolu√ß√Ķes e ele relacionadas.

No Brasil, a REDE IBFAN foi fundada em 1983 e conta com membros volunt√°rios, profissionais das mais diversas √°reas como sa√ļde, psicologia, assist√™ncia social, direito, promotoria p√ļblica, agronomia, medicina veterin√°ria, pedagogia, fonoaudiologia, antropologia, sociologia, jornalismo, fiscaliza√ß√£o sanit√°ria, m√£es e pais da comunidade, profissionais ligados a organiza√ß√Ķes n√£o governamentais de defesa da cidadania, a grupos de incentivo da amamenta√ß√£o ou cidad√£os interessados no tema.

Desde 1990, a REDE realiza o Encontro Nacional de Aleitamento Materno (ENAM), bienalmente. A partir de 1994 o mesmo acontece em diferentes estados brasileiros, facilitando a oportunidade de congrega especialistas em aleitamento materno de todo o pa√≠s, gestores das v√°rias esferas do Sistema √önico de Sa√ļde (SUS), √≥rg√£os e entidades de defesa da crian√ßa e do consumidor e grupos comunit√°rios de mulheres, entre outros participantes.

 

Enviada por : Izane Vitorino

Coment√°rios