Página Inicial Entretenimento Curiosidades Entenda o significado dos símbolos da bandeira antifascista

Entenda o significado dos símbolos da bandeira antifascista

6 minutos de leitura
184

Os Estados Unidos enfrentam, desde a última semana, uma onda de protestos civis gerada pela morte de George Floyd. No Brasil, torcidas organizadas de futebol e ativistas também foram às ruas pedir por democracia. No meio dessa época de manifestações e mobilização social, começaram a surgir nas redes sociais bandeiras antifascistas. Mas o que caracteriza o antifascismo? E o que representam seus símbolos?

Entenda o significado dos símbolos da bandeira antifascista – Imagem: Divulgação

O antifascismo nasceu na década de 1920, com fortes inspirações anarquistas, para combater o fascismo italiano, capitaneado por Benito Mussolini. A bandeira, na época, era outra. Criada pela organização antifascista Arditi del Popolo, mostrava num fundo vermelho um machado quebrando um fasces, símbolo associado ao poder utilizado no fascismo.

O logotipo de 1932, criado pelo estudante da Bauhaus (escola de arte vanguardista alemã) Max Gebhard e pelo artista gráfico Max Keilson, contava com duas bandeiras vermelhas voltadas para a esquerda.

A ideia foi se adaptando ao longo do tempo, até chegar à bandeira preta maior sobre a vermelha menor, em 1970. As cores das bandeiras fazem menção a outros movimentos políticos. A preta representa o anarquismo (ideologia que se opõe a qualquer tipo de dominação) e a vermelho, o comunismo ou socialismo.

Hoje, o movimento se apresenta contrário a qualquer vertente extremista, como o nazismo, antissemitismo, racismo, nacionalismo étnico e outras ideologias supremacistas. Todos os meios são considerados válidos para atingir esses ideais, o que pode incluir a violência e depredação.

Essa vertente fez com que se questionasse, nas redes sociais, sobre a banalização do movimento e dissociação de seu símbolo original. Tudo porque que a bandeira mais recente, originalmente vermelha, branca e preta, apareceu em tons de azul, amarelo, roxo, entre outras.

Apesar de ganhar destaque nas redes sociais nos últimos dias, a bandeira vermelha e preta não é o único símbolo antifascista. Outro símbolo relevante o círculo com três setas. Ele foi criado em 1931 pelo ativista Sergei Tchakhotine, para a organização Frente de Ferro, que era anti-nazista, anti-monarquista e anti-comunista.

Entenda o significado dos símbolos da bandeira antifascista – Imagem: Divulgação

Não se sabe ao certo o significado de cada seta, mas há a hipótese de que cada uma representa um dos inimigos da organização. Por outro lado, há quem diga que representam as forças política, física e econômica ou até mesmo os três partidos da Frente (o Partido Social Democrata, a Central Sindical e o Reichsbanner). Além disso, o símbolo tem um design funcional para cobrir suásticas nazistas, como um tampão.

Na última segunda-feira (1°), muitos internautas devem ter se deparado com uma enxurrada de posts, de anônimos e de famosos, se posicionando contra o fascismo. As imagens compartilhadas variam de acordo com a identificação pessoal de cada perfil. Todas, no entanto, seguem o modelo do símbolo ativista norte-americano “Antifa”.

Entenda o significado dos símbolos da bandeira antifascista – Imagem: Divulgação
Entenda o significado dos símbolos da bandeira antifascista – Imagem: Divulgação

O movimento Antifa é uma conglomeração de grupos de esquerda, que tem como principal característica fazer oposição ao fascismo por quaisquer meios necessários. O seu foco declarado é lutar contra a extrema-direita e contra movimentos racistas, xenófobos e supremacistas brancos diretamente.

Entenda o significado dos símbolos da bandeira antifascista – Imagem: Divulgação

Fonte: Super Interessante

Comentários

Carregue Mais Artigos Similares
Carregue Mais Por No Amazonas é Assim
Carregue Mais Em Curiosidades

Deixe uma resposta