Entenda porque a cidade de Tefé está em evidência

394

A cidade de Tefé , distante 523 km de Manaus, é um exemplo inspirador de cidade amazonense em ascensão. A cidade que é conhecida por ser a Terra da Castanha, está localizada às margens do Rio Solimões. Com uma população de 62.230 habitantes e que acolheu de braços abertos a equipe do Portal No Amazonas é Assim.

Na primeira visita ao município, o Portal No Amazonas é Assim fez a cobertura do aniversário de 162 anos da cidade de Tefé. O público local e de comunidades próximas compareceu maciçamente e nos deu uma calorosa recepção.

Prefeito Povão : Normando Bessa comemora aniversário de Tefé girando a camisa com a multidão / Reprodução Youtube
Prefeito Povão : Normando Bessa comemora aniversário de Tefé girando a camisa com a multidão / Reprodução Youtube
Loading...

O sucesso do evento refletiu no 1º Festival de Turismo e Mostra Gastronômica do Amazonas que aconteceu em Manaus, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques no período de 22 a 25 de junho, quando o stand da cidade de Tefé recebeu um público enorme que fez fila para conhecer os encantos e provar as delícias feitas na cidade.

1º Festival de Turismo e Mostra Gastronômica do Amazonas que aconteceu em Manaus - Imagem: No Amazonas é Assim
1º Festival de Turismo e Mostra Gastronômica do Amazonas que aconteceu em Manaus – Imagem: No Amazonas é Assim

A antiga Ega (primeiro nome dado a Tefé) tem abundância de flores e frutos e uma fauna incrível repleta de animais exóticos.

Pensando em compartilhar a experiência da riqueza do bioma local, foi criado o projeto Floresta Nacional de Tefé – FLONA, que possui 7 comunidades receptoras de turistas na reserva ambiental.

O Passeio Turistico de Tefé até a FLONA inclui : Passeios guiados em trilhas, transporte aquático para a Flona, pausa para almoço e muitos encantos amazônicos. É um passeio novo e muito enriquecedor que termina com o turista conhecendo uma fantástica castanheira.

Ribeirinha da Comunidade Bom Jesus em Tefé. / Foto : Marcus Pessoa / No Amazonas é Assim
Ribeirinha da Comunidade Bom Jesus em Tefé. / Foto : Marcus Pessoa / No Amazonas é Assim

Lucas Ramos, proprietário da primeira Agência de Turismo Receptivo de Tefé, a Tupebas, contou que o projeto apresenta uma proposta inovadora e sustentável, pois busca desenvolver as comunidades ribeirinhas para a atividade turística de maneira responsável.

Lucas Ramos proprietário da Agência Tupebas na FLONA de Tefé - Imagem: Divulgação
Lucas Ramos proprietário da Agência Tupebas na FLONA de Tefé – Imagem: Divulgação

No período dos meses de julho à dezembro, surgem as praias, as mais procuradas são:
A praia da Ponta Branca, Praia da Juliana, Praia de Itapuã, Praia de Nogueira e a Praia do Camaleão. Os passeios de rabetas ou de lanchas, balneários ou banhos em igarapés, os sítios, a pesca no Rio Tefé e a visita ao encontro das águas são atrativos especiais da cidade.

Secretário Municipal de Turismo, Comércio e Indústria, Christophan Mota com equipe do Portal No Amazonas é Assim- Imagem: No Amazonas é Assim
Secretário Municipal de Turismo, Comércio e Indústria, Christophan Mota com equipe do Portal No Amazonas é Assim- Imagem: No Amazonas é Assim

De acordo com o Secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Tefé, Christophan Mota, as expectativas com a Festa da Castanha 2017 são as melhores possíveis. O evento acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de novembro de 2017 e contará com as atrações nacionais: o cantor Gospel Davi Sacer e as Coleguinhas (Simone e Simaria), além de bandas locais. “Um formato de alto padrão, porém com responsabilidade fiscal e portanto com baixo custo” concluiu o Secretário.

Secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Tefé, Christophan Mota, e sua equipe - Imagem: No Amazonas é Assim
Secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Tefé, Christophan Mota, e sua equipe – Imagem: No Amazonas é Assim

O prefeito, eleito como oposição com apenas 30% dos votos, Normando Bessa (PMN) disse em entrevista que a cidade de Tefé vem passando por um novo momento, organização aliada ao carinho. A cidade vem se aprimorando, se desenvolvendo e sendo arrumada passo a passo,  o que  repercute no sucesso de público a cada evento. “Tefé é uma cidade polo, uma cidade especial que assumimos a partir de janeiro (2017), com ações de cuidado de organização e melhorias. Queremos ser modelo de gestão para o Amazonas” e concluiu fazendo um convite para que todos possam conhecer Tefé.

Jean Robson (PT) e Normando Bessa (PMN) / Foto : No Amazonas é Assim
Jean Robson (PT) e Normando Bessa (PMN) / Foto : No Amazonas é Assim

Além da Universidade Federal do Amazonas, Tefé possui mais 3 instituições de ensino superior, além de importantes escolas técnicas, como Ifam, Cetam.

Quanto aos produtos agrícolas, esses abastecem principalmente as regiões sul e sudeste do Brasil. A pesca é um dos pontos altos da economia local. Tefé fica localizada próxima às maiores áreas de pesca do Amazonas,  pequenas empresas lucram com a venda de peixes lisos, tambaqui e pirarucu, que são vendidos tanto para Manaus quanto para a Colômbia, Peru e Ásia.

Desfile cívico de 5 de setembro de 2017, público recorde de 15 mil pessoas- Imagem: Chamel Flores / No Amazonas é Assim
Desfile cívico de 5 de setembro de 2017, público recorde de 15 mil pessoas- Imagem: Chamel Flores / No Amazonas é Assim

O comércio é o que mais impulsiona a economia local. Existem lojas de vestuário, calçados, eletrodomésticos, móveis, eletroeletrônicos, material de construção, armarinhos, tecidos, estivas e bebidas.

A cidade conta com um aeroporto de porte médio que recebe grandes aviões. Tefé é o principal porto fluvial do Rio Solimões.

A equipe do Portal No Amazonas é Assim constatou que a principal riqueza de Tefé são os tefeenses, das Missões, Agrovila e Abial, de todos os cantos da velha Ega.

Bairro do Abial em Tefé - Imagem: Chamel Flores/ No Amazonas é Assim
Bairro do Abial em Tefé – Imagem: Chamel Flores/ No Amazonas é Assim

Povo acolhedor, divertido e batalhador que nos encantou com seu carisma.

Pôr do sol de Tefé, Praia da Ponta Branca - Imagem: Chamel Flores / No Amazonas é Assim
Pôr do sol de Tefé, Praia da Ponta Branca – Imagem: Chamel Flores / No Amazonas é Assim

Comentários

comentários