Entre as cidades-sede da Copa do Mundo 2014, Manaus tem maior índice de aprovação

600

Manaus é a cidade-sede cuja população mais aprova a realização da Copa do Mundo 2014, de acordo com o pesquisa feita pelo Ibope. Na pesquisa, encomendada pelo governo federal, 53% dos manauaras se mostraram a favor do evento, 19% são indiferentes e apenas 5% são contra.

O otimismo de Manaus continua no √Ęnimo geral sobre a competi√ß√£o: 48% dos entrevistados da cidade disseram estar animados com o evento e 53% acreditam que os jogos ter√£o o saldo mais positivo que negativo.

A diferen√ßa √© gritante para o resto do Brasil. Manaus √© √ļnica dentre as cidades-sede cuja maior parte da popula√ß√£o acredita em saldo positivo. Para efeito comparativo, Rio de Janeiro e Recife t√™m a segunda e terceira maior percentagem de pessoas que creem em um saldo positivo da Copa (40% e 35%, respectivamente), mas em compensa√ß√£o, 49% dos cariocas e 51% dos recifenses acreditam que o saldo dos jogos ser√° negativo.

Em Manaus, 68% dos entrevistados concordaram que a Copa contribuirá para o brasileiro ter orgulho próprio e 47% aprovaram a atuação do governo federal na organização da competição.

‚Äú√Č inacredit√°vel pensar que Manaus receberia quatro jogos de Copa do Mundo, nunca achamos que isso seria poss√≠vel‚ÄĚ, disse M√°rcio Borges, 33, publicit√°rio e grande torcedor, espelhando a felicidade do povo manauara em sediar o evento.

‚ÄúClaro que h√° alguns problemas de infraestrutura, como, por exemplo, essa heran√ßa das obras do entorno da Arena [da Amaz√īnia], que n√£o foram conclu√≠das, mas eu prefiro encarar da forma positiva. Esse ano, um dos objetivos da minha vida, que era acompanhar um jogo de Copa do Mundo, eu vou poder realizar.‚ÄĚ

Manaus √© a √ļnica dentre as sedes a acreditar que a Copa ser√° uma oportunidade do pa√≠s mostrar que consegue organizar um evento desse porte, na contram√£o das outras cidades que receber√£o os jogos, em especial, Curitiba.

A capital paranaense est√° no extremo oposto da pesquisa: apenas 1 a cada 4 curitibanos aprova a Copa. Quanto ao saldo, a situa√ß√£o n√£o melhora: apenas 26% acreditam num saldo positivo e 66% deles acreditam em um saldo negativo do evento ‚Äď a maior rejei√ß√£o entre as cidades-sede.

Manaus tem maior índice de aprovação entre as cidades-sede da Copa do Mundo 2014
Manaus tem maior índice de aprovação entre as cidades-sede da Copa do Mundo 2014

Coment√°rios