Entrevista para o site El País.com

921

O Amazonas é mundialmente famoso pela biodiversidade de sua fauna, flora e seus grandes rios. Essa exuberante riqueza natural muitas vezes ofusca, para quem é de fora, a existência do urbano no estado. Por isso, algumas inverdades sobre o modo de vida dos amazonenses ocupam o imaginário popular de quem não conhece a região.

Brincando com esse desconhecimento dos estrangeiros, inclusive nacionais, surge a página no facebook ‘No amazonas é assim’. A fanpage conta hoje com mais de 33 mil fãs acompanhando o conteúdo de imagens bem humoradas. Elas possuem um formato padrão: um título ( que normalmente é: ‘No Amazonas é assim’), a imagem (mostrando alguma particularidade da cultura amazonense) e uma legenda (de acordo com a foto), vezes o conteúdo das imagens reforçam os estereótipos e vezes mostram a realidade.

A página foi criada pelo manauense Marcus Pessoa. Atualmente, ele mora em Milão-Itália, onde faz mestrado em Design da Comunicação na Politécnica de Milano e trabalha como Moderador de conteúdo online na Zodiak Active. Ele concilia seus afazeres com as atualizações da fanpage. Em entrevista, para o blog do Movida Brasileña no El País, fala sobre a página desde o projeto até as consequências da grande repercurssão.

Marcus Pessoa, 27. Criador da página 'No Amazonas é assim' “Sou Amazonense. Nascido, criado e educado em Manaus. Mais especificamente na Matinha, ou se preferir, bairro Presidente Vargas”. Marcus Pessoa
Marcus Pessoa, 27. Criador da página ‘No Amazonas é assim’
“Sou Amazonense. Nascido, criado e educado em Manaus. Mais especificamente na Matinha, ou se preferir, bairro Presidente Vargas”.
Marcus Pessoa
Loading...

Conta sobre a criação da página, como foi da ideia até a execução?

Então… Sobre a criação, eu apenas me aproveitei da velocidade de informação. Digamos que estava atento ao FB, vi duas páginas com conteúdo similar e aproveitei para regionalizar (talvez por saudades), mas quis dar uma contribuição e entrar nesse movimento. Hoje em dia existem diversas páginas do gênero, mas acho que a do Amazonas foi a 3ª a ser criada, criei em 26/11/11, logo após as páginas Enquanto isso em Goiás e No Mato Grosso é assim.

“Infelizmente muitos acham que a página quer sacanear os Amazonenses, porém essa função a gente pode ficar despreocupado que os políticos já fazem direitinho (risos)”. Marcus Pessoa

Qual a finalidade da página?

Fazer com que as pessoas acreditem naquilo que querem acreditar.

A página não foi criada para ser cartão de visita do Estado, também não foi criada para ser levada a sério, não foi criada para zoar com o Estado, não tem vínculo com o Governo nem com a Prefeitura, a página não foi criada para discutir problemas sociais, políticos e ou religiosos, embora possa ter imagens relativas a estes temas. Infelizmente muitos acham que a página quer sacanear os Amazonenses, porém essa função a gente pode ficar despreocupado que os políticos já fazem direitinho (risos).

Em linha geral, se uma pessoa acha que aqui só tem jacaré, onças, índios, mato… Ok. Vou te mostrar imagens que talvez na sua cabeça já existam, porém, logo em seguida vou te mostrar uma imagem com que vai fazer esse seu mundinho estereotipado desabar.

A página possui diversos álbuns cada um com no máximo 150imagens. Existe álbum com fotos turísticas de TODOS os municípios do Amazonas ‘Sobre o verde da paz que nos guia‘, álbum só sobre Manaus ‘Isso sim é Manaus‘, tem mais 2 álbuns sobre ‘Amazonês‘ , um álbum de clippagem ‘O que eles dizem sobre a gente‘ e agora o último que criei foi sobre ‘Quadro de Avisos‘ já que a página tem um elevado número de visualização, segundo números internos do FB, algo como 400mil pessoas visualizam algum conteúdo da página por semana. Acho que posso ajudar quem precisa de um pouco de realidade.

Além disso, existem 7 Álbuns de diversão geral: No Amazonas é assim, No Amazonas pode ser assim, No Amazonas de repente é assim, No Amazonas também é assim, No Amazonas muitas vezes é assim…, No Amazonas talvez seja assim, No Amazonas às vezes é assim. Eles são, podemos dizer os carros chefes da página, os álbuns com maior destaque, e claro, para aumentar a circulação de pessoas na página de que vez em vem carregada uma imagem mais picante (com temas que normalmente são exagerados), essas imagens são inseridas exatamente para criar um pouco de alvoroço na página.

Nossa Oca Vista por dentro
Nossa Oca Vista por dentro

É normal que muitos fiquem chateados, porém é bem verdade que muitos curtem. Infelizmente depois de um tempo está um internauta xingando o outro e ai que nós intervimos. Eu possuo mais 2 pessoas para me ajudar na moderação. Tem a moderadora ativíssima que todo dia distribui ‘Bom Dia’ para o pessoal e prefere não ter o nome revelado, e que modera a maioria dos comentários comigo, além do que vez ou outra posta algo. Tem o moderador que me ajuda com reportagens e criação de conteúdo, mas ele é mais simbólico, poucas vezes cria algo.

“Acredito que se até agora a pessoa ainda não se ‘ligou’ na importância do estado para a nação, é porque ou é ‘tapada’ ou está de brincadeira.” Marcus Pessoa
Você acredita que a página contribui para quebrar estereótipos?

Na verdade acredito que ela contribui para reforçar uns e quebrar outros, mas tudo depende a sua interpretação. No álbum o conteúdo é algo como 65% de imagens de internet e 35% de imagens do Amazonas. Acredito que se até agora a pessoa ainda não se ‘ligou’ na importância do estado para a nação, é porque ou é ‘tapada’ ou está de brincadeira.

E também se um amazonense não sabe diferenciar algo real de algo irreal é porque precisa andar com Amazonenses de verdade. Eu até admito as pessoas de fora do estado postarem surpresos em algumas fotos, como por exemplo, em uma imagem que tenha uma criança montada em uma onça (sabe Deus onde foi tirada aquela foto) ‘tipo’: “Isso é real mesmo?”, mas eu fico ‘bala’ quando um amazonense posta “Aqui nem é assim! ” e eu portanto intervenho e digo “Claro que é!”, e outros internautas mais espertos e ‘antenados’ no objetivo da página comentam: “Dessas ai eu tenho é 3 aqui em casa”.

Por que acha que a página teve essa grande aceitação? Isso já era esperado?

Sobre a aceitação acredito que pelo simples fato de serem piadas de nós mesmos em um modo nosso de contar, seria diferente se uma pessoa de outro estado fizesse, na verdade seria bem ofensivo, porém, quando você faz piada de si mesmo, você sabe que não ofende. Existe um ditado que diz que você só será plenamente feliz quando aprender a rir de si mesmo.
Mas, claro que no começo tiveram várias polêmicas, várias pessoas ‘caindo de paraquedas’ na página e achando que eu estava destruindo a imagem do estado. Porém, a maioria, ainda bem, entendeu direitinho as brincadeiras e não levou a página tão a sério, exatamente como tinha que ser.

Qual imagem deu mais o que falar?

Vou te dizer um top3:

1) Mais Polêmica : essa gerou uma sequência de e-mails, a pessoa quis me ameaçar e então, conversei com meu pai sobre a situação e dessa polêmica saíram esses 2 posts:

No Amazonas é Assim - Passear de moto é desse jeito
No Amazonas é Assim – Passear de moto é desse jeito

Blog do Simão Pessoa: Os imbecis já estão no corredor
Blog do Simão Pessoa: O cidadão instigado strikes again
2) A Mais Compartilhada (das que eu lembre)

No Amazonas é Assim - Piratas do Careiro e a Maldição do Ônibus Lotado
No Amazonas é Assim – Piratas do Careiro e a Maldição do Ônibus Lotado

3) Talvez a que ainda vá render muito

Marcha contra a Corrupção reúne cerca de 400 pessoas nas ruas de Manaus __ Marcha para Jesus reúne cerca de 700 mil pessoas nas ruas de Manaus
Marcha contra a Corrupção reúne cerca de 400 pessoas nas ruas de Manaus
__
Marcha para Jesus reúne cerca de 700 mil pessoas nas ruas de Manaus

 

Já teve algum problema por conta do conteúdo postado no Facebook?

Vixi, muitos…. Volta e meia minha conta é bloqueada devido algum conteúdo, alguma imagem. Já pensei várias vezes em trocar o FB para outro site, porque em minha opinião o Facebook esta cada vez mais sensível.

O que mais me revoltou foi o fato da última sanção ter sido a imagem circulada por toda a imprensa, aquela imagem do protesto na frente da UFAM, com o pessoal sem blusa.

O que é ser amazonense?

Ser amazonense é saber rir deste vídeo (abaixo), pois é um vídeo feito por amazonense para amazonense. É um vídeo que só quem é amazonense é capaz de entender, ainda que seja em português, claro. Mas, nós sabemos a paródia, nós conhecemos a causa, e sabemos que é bem verdade esse vídeo, ainda que o vídeo do governo também tenha sido, só que de um jeito mais ‘Alice no país das maravilhas’.

Bem, historicamente sabemos das diversas misturas que ocorreram e ainda ocorrem no nosso estado, e, portanto, acredito que essa mistura nos proporciona vários valores dos quais não nos damos conta, tais como:

  1. Humildade – Como não se preocupar tanto com etiquetas, marcas, e não nos importamos em andar de bermuda e chinelo para irmos ao centro ou fazer compras. Estou falando de amazonenses em geral, não aquele pessoal que mora ali no Condomínio Jardins das Américas – na Ponta Negra, porque eles são especiais;
  2. Guerreiro – é um povo capaz de se adaptar em qualquer situação e sair bem delas;
  3. Pacífico – até demais, por isso o pessoal ‘deita e rola pra cima’ e eles continuam a aplaudir.


por : Cynthia Blink
Do Movida Brasileña/El País.com

Comentários

comentários

Curta nossa página do Facebook