Escola estadual mais antiga de Pauini celebra 46 anos de existência

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No in√≠cio desta semana a Escola Estadual mais antiga da cidade de Pauini, no Amazonas, Alberto de Aguiar Corr√™a, deu in√≠cio a uma s√©rie de atividades em comemora√ß√£o aos 46 anos de sua exist√™ncia. Dentre elas, atividades culturais, l√ļdicas, educativas e din√Ęmicas.

Para concluir as celebra√ß√Ķes alusivas ao 46¬ļ anivers√°rio da institui√ß√£o p√ļblica foi realizada, nesta sexta-feira, 18 de maio, uma quermesse com variedades em vendas de doces e salgados, al√©m de palestras, homenagens e a escolha da rainha da escola.

O acontecimento festivo contou ainda com a presença da prefeita Eliana Amorim, coordenador regional de educação, em Pauini, Raimundo Mendes Alves e secretário municipal de educação, Francisco das Chagas Rodrigues do Nascimento (professor Jaime), gestora atual, Maria da Conceição Anjos da Costa, vereadora Emídia Gayoso Ybarra (Caçula), professores, funcionários, estudantes, moradores e demais representantes da sociedade civil.

Fato important√≠ssimo que n√£o passou despercebido durante o evento foi o c√Ęntico do hino da escola entoado pelo autor, Jos√© Justo Salvador, que tamb√©m compareceu √† cerim√īnia. Em seguida, o mesmo, fez uma abordagem sobre o hist√≥rico da escola.

LEIA ABAIXO O HIST√ďRICO DA ESCOLA ESTADUAL ALBERTO DE AGUIAR CORR√äA

A Escola Estadual Alberto de Aguiar Corr√™a localizada na Rua Coronel Jos√© Rodrigues, n√ļmero 279, Bairro Cosama, CEP : 69860-000, √© um estabelecimento com finalidades educacionais, mantido pela Secretaria de Estado de Educa√ß√£o e Qualidade de Ensino. Foi a primeira escola estadual a ser constru√≠da na sede do mun√≠cipio de Pauini. Criada atrav√©s do decreto n√ļmero 6.998 de 07 de fevereiro de 1983 e reconhecida pelo conselho estadual de Educa√ß√£o no Amazonas. No entanto, j√° funcionava desde 15 de maio de 1972, data escolhida para sua inaugura√ß√£o . A escola acima citada surgiu por necessidade e exig√™ncia da popula√ß√£o local. O seringal havia sido elevado √† categoria de munic√≠pio, mas n√£o havia estrutura para tal, haja vista n√£o existir sequer uma escola pertencente ao estado. Essa era uma cobran√ßa constante aos administradores p√ļblicos na √©poca. Em meio a essa realidade surge a Escola Estadual Alberto de Aguiar Corr√™a. Seu nome foi uma homenagem p√≥stuma feita pelo ent√£o prefeito Sebasti√£o Pereira Afonso, atrav√©s de consulta popular, a um navegante cearense que trafegava pelas √°guas do Rio Purus em um navio denominado “chata” e levava a fama de honesto e educado pela forma como negociava com os caboclos da regi√£o produtos como castanha, borracha e outros. Este homem era chamado de “Alberto de Aguiar Corr√™a”.

Entre as v√°rias lideran√ßas hist√≥ricas que j√° passaram pela escola podemos citar os diretores : Jos√© de Ara√ļjo Daide (1¬ļ diretor da escola), L√°zaro Pereira de Menezes, Rubens Pereira de Menezes, Paulo Jorge Costa do Vale, Ant√īnio Noronha de Azevedo, Jair Cardoso de Matos, Raimundo Pereira da Silva, Maria L√ļcia Amorim de Castro e Costa, Lucineide Anjos da Costa, C√≠cero Florindo dos Santos, Maria Ant√īnia F√©lix Moledo. Logo depois, foi empossada no cargo o professor Rubens Rodrigues de Souza, seguindo, Renata Silva e a atual gestora, Maria da Concei√ß√£o Anjos da Costa.

Os egressos da escola possuem elevado vínculo com a instituição. Hoje podemos dizer que 98% do seu quadro de professores e funcionários são formados por ex-alunos que retornaram para exercer cargos na direção, secretariado e outros.

A comunidade sempre foi foco e o ponto de partida que proporcionou avanços e melhorias alcançados pela Escola Estadual Alberto de Aguiar Corrêa. Criada para atender um munícipio praticamente agrário hoje, tem entre seus egressos, advogados, pilotos de aeronaves comerciais, engenheiros, enfermeiras, pedagodos, nutricionistas, assistentes sociais, perfeito, vereadores, delegado de polícia e tantos outros membros da comunidade que deram outros sentidos às suas vidas graças à relação : escola, comunidade e cidadania.

A maior parte da popula√ß√£o da cidade de Pauini reside na zona rural. Assim sendo, no in√≠cio, a escola atendia apenas aos alunos de 5¬™ a 8¬™ s√©rie (diurno). Com a vinda desses cidad√£os para a cidade em busca de melhores oportunidades passou -se a ter uma maior demanda passando-se a ofertar turmas aos alunos de 5¬™ a 8¬™ s√©rie (noturno). Seguindo a trajet√≥ria de oportunidades, no ano de 1993 ocorreu a implanta√ß√£o do 2¬™ grau com o curso n√£o profissionalizante denominado acad√™mico. Atualmente, a referida escola oferece os seguintes n√≠veis e modalidades de ensino : Ensino Fundamental (1¬ļ a 5¬ļ ano). Ensino Fundamental (6¬ļ a 9¬ļ ano) e Ensino M√©dio com media√ß√£o tecnol√≥gica.

MISSÃO

Formar cidad√£os cr√≠ticos e criativos, favorecendo a produ√ß√£o e utiliza√ß√£o das diferentes linguagens, das express√Ķes e dos conhecimentos hist√≥ricos, sociais, cient√≠ficos, tecnol√≥gicos e art√≠sticos. Bem como promover a integra√ß√£o escola-comunidade, onde nosso alunado compreender√° a cidadania como participa√ß√£o social e pol√≠tica, assim como exerc√≠cio de direitos e deveres pol√≠ticos, civis e sociais, adotando, no dia a dia, atitudes de solidariedade, coopera√ß√£o e rep√ļdio √†s injusti√ßas, respeitando o outro exigindo para si o mesmo respeito. Uma educa√ß√£o voltada para o respeito √† adversidade religiosa, √† intoler√Ęncia e paz.

S√£o objetivos desta escola, al√©m daqueles previstos na Lei Federal n√ļmero 9394/96 :

01 – Elevar significativamente a qualidade de ensino oferecida aos educandos;

02 – Formar cidad√£os cr√≠ticos e criativos, favorecendo a produ√ß√£o e utiliza√ß√£o das diferentes linguagens, das express√Ķes e dos conhecimentos hist√≥ricos, sociais, cient√≠ficos, tecnol√≥gicos e art√≠sticos;

03 РPromover a integração escola-comunidade;

04 – O aluno compreender√° a cidadania como participa√ß√£o social e pol√≠tica, assim como exerc√≠cio de direitos e deveres pol√≠ticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, coopera√ß√£o e rep√ļdio √†s injusti√ßas, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;

05 – O aluno dever√° posicionar-se de maneira cr√≠tica, respons√°vel e construtiva nas diferentes situa√ß√Ķes sociais, utilizando o di√°logo como forma de mediar conflitos e de tomar decis√Ķes coletivas;

06 – O aluno conhecer√° as caracter√≠sticas fundamentais do Brasil nas dimens√Ķes sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a no√ß√£o de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertin√™ncia ao pa√≠s;

07 – O aluno saber√° conhecer e valorizar a pluralidade do patrim√īnio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e na√ß√Ķes, posicionando-se contra qualquer discrimina√ß√£o baseada em diferen√ßas culturais, de classes sociais, de cren√ßas, de sexo, de etnia ou pureza caracter√≠sticas individuais e sociais

08 – O Aluno percebe-se-√† integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as intera√ß√Ķes entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente;

09 РO aluno o desenvolverá o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentido de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal é de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania;

10 РO aluno saberá utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimento;

11 РO aluno será capaz de questionar a realidade, formulação problemas tratando de resolvê- los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a instituição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.

CONHEÇA O HINO DA ESCOLA

A nossa escola com grande satisfação queremos dar nossa gratidão.
Por quanto que ela tem educado e da ignor√Ęncia ela tem tirado.
Oh! Alberto de Aguiar Corrêa.
Te festejar isso é necessário.
Teus descendentes ser√£o como areia pra festejar o teu anivers√°rio.

Oh! Nossa escola, nunca esqueceremos de ti e ainda esperamos melhores dias surgir. Oh! Nossa escola, nosso futuro vem de ti mais com muita alegria, te festejamos a cada dia.

Os teus encantos nos tornam sereno pela querida e boa educa√ß√£o. Para o analfabeto tu √©s o veneno, tira a ignor√Ęncia e nos d√° educa√ß√£o. De ti vem nossa felicidade por isso teu hino estamos a cantar, com o povo desta cidade.

Oh! Nossa escola, te honrar é nosso dever porque tu és o futuro do nosso saber. Oh! Nossa escola, te honramos desde o teu princípio por tudo que tu tens feito em favor do nosso município.

No nosso famoso Pauini, tu és a nossa rainha. Aqui no norte tu és a nossa princesa. Nos afirmarmos com toda certeza.

Oh! Nossa escola educadora dos pauinienses, teu nome fica como lembrança no coração desses amazonenses.

Escola estadual mais antiga de Pauini celebra 46 anos de existência / Foto : Arquivo, professor Cicero dos Santos (ano 2001)
Escola estadual mais antiga de Pauini celebra 46 anos de existência / Foto : Arquivo, professor Brigido da Silva (ano 2014/2015)
Escola estadual mais antiga de Pauini celebra 46 anos de existência / Foto : professor Janilson Oliveira
Escola estadual mais antiga de Pauini celebra 46 anos de existência / Foto : professor Janilson Oliveira