Estado do Amazonas √© o 2¬ļ pior no ranking da crise

109

Nesta quinta-feira (15), no Rio de Janeiro, o jornal O Globo apresentou proje√ß√Ķes do banco Santander, onde aponta que a recess√£o pr√≥xima de 3% prevista para este ano vai se espalhar pelas regi√Ķes do pa√≠s. Com a dissemina√ß√£o da crise econ√īmica, nenhum estado brasileiro conseguir√° crescer em 2015.
A institui√ß√£o prev√™ que, entre as 27 unidades da federa√ß√£o, s√≥ o Par√° escapar√° por pouco da recess√£o: deve fechar o ano com PIB estagnado, melhor n√ļmero do levantamento. Se a estimativa se confirmar, ser√° a primeira vez desde 1996 (in√≠cio da s√©rie hist√≥rica do IBGE) que a economia de todos os estados ter√° desempenho negativo ou nulo.

O Amazonas aparece como segundo lugar no ranking do pior estado, que negativado deverá fechar o exercício com queda em seu Produto Interno Bruto (PIB) perto de 4% (-3,8%), atrás apenas de Pernambuco, onde o Santander prevê tombo de 4%.

Esses dados serão uma ótima justificativa para o governador José Melo (Pros), que enfrenta pressão de categorias de policiais civis e militares e de professores do Estado, que reivindicam reajuste salarial em cumprimento da data-base de 2015, garantido em época de campanha pelo governador.

Fonte: O Globo
Fonte: O Globo

 

Coment√°rios