Estudantes amazonenses criam projeto alternativo de ‘hidroenergia’

9

A 12ª edição da Feira Tecnológica Fucapi (Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica), nos dias 29 e 30/10, no campus educacional da instituição, em Manaus, apresentou soluções sustentáveis e eficiência energética.

O projeto vencedor foi do ensino médio foi o intitulado ‘Gerador de Energia com a Utilização da Água da Residência e da Chuva’, desenvolvido da turma do Ensino Médio (MA2), sob a orientação do professor de Matemática, Rodrigo Lopes. O projeto tem objetivo de baratear os custos com o consumo de energia convencional.

Na prática, consiste na criação de uma mini-hidrelétrica, que utiliza uma caixa de água de mil litros e, por meio de um dispositivo instalado no encanamento da residência, o equipamento faz a água movimentar uma roldana, que por sua vez gera uma potência de luz suficiente para ligar todos os utensílios de uma casa. A tensão usada nas residências é 110 volts, mas a mini-hidrelérica é possível gerar até 127 volts de energia. O projeto ainda está em fase de testes, mas o professor Rodrigo acredita que até famílias no interior possam utilizar o mecanismo.

Fonte: Fucapi
Fonte: Fucapi

Comentários

comentários

Loading...