Estudantes amazonenses criam projeto alternativo de ‘hidroenergia’

12

A 12¬™ edi√ß√£o da Feira Tecnol√≥gica Fucapi (Funda√ß√£o Centro de An√°lise, Pesquisa e Inova√ß√£o Tecnol√≥gica), nos dias 29 e 30/10, no campus educacional da institui√ß√£o, em Manaus, apresentou solu√ß√Ķes sustent√°veis e efici√™ncia energ√©tica.

O projeto vencedor foi do ensino m√©dio foi o intitulado ‚ÄėGerador de Energia com a Utiliza√ß√£o da √Āgua da Resid√™ncia e da Chuva‚Äô, desenvolvido da turma do Ensino M√©dio (MA2), sob a orienta√ß√£o do professor de Matem√°tica, Rodrigo Lopes. O projeto tem objetivo de baratear os custos com o consumo de energia convencional.

Na prática, consiste na criação de uma mini-hidrelétrica, que utiliza uma caixa de água de mil litros e, por meio de um dispositivo instalado no encanamento da residência, o equipamento faz a água movimentar uma roldana, que por sua vez gera uma potência de luz suficiente para ligar todos os utensílios de uma casa. A tensão usada nas residências é 110 volts, mas a mini-hidrelérica é possível gerar até 127 volts de energia. O projeto ainda está em fase de testes, mas o professor Rodrigo acredita que até famílias no interior possam utilizar o mecanismo.

Fonte: Fucapi
Fonte: Fucapi

Coment√°rios