Evento em Manaus debate cuidado de pessoas com estomias, feridas e incontinências

62

O atendimento a pessoas com estomias, feridas e incontin√™ncias no Norte do pa√≠s ainda apresenta diversas lacunas. Estima-se que mais de 15 milh√Ķes de brasileiros convivam com estas condi√ß√Ķes. A implanta√ß√£o do curso credenciado de Estomaterapia pela Associa√ß√£o Brasileira de Estomaterapia pela Associa√ß√£o Brasileira de Estomaterapia: estomias, feridas e incontin√™ncias (Sobest) na regi√£o tem aumentado a forma√ß√£o de especialistas, mas as especificidades regionais ainda s√£o um desafio.

Para debater o acesso destes pacientes ao cuidado de qualidade, a Sobest realiza, entre os dias 14 e 16 de novembro, o II Simpósio de Estomaterapia do Norte. A programação vai apresentar grande variedade de temas que influenciam diretamente na qualidade de vida destes pacientes, com o foco nas características específicas da região.

‚ÄúO evento pretende contemplar temas atuais e tamb√©m as demandas regionais relacionadas com as tr√™s √°reas de atua√ß√£o da especialidade, apresentando experi√™ncias exitosas e realidades concretas para buscar as melhores solu√ß√Ķes para atender todos aqueles que demandam cuidados especializados‚ÄĚ, afirma a presidente da Sobest, Profa. Dra. Maria Angela Boccara de Paula.

‚ÄúA Estomaterapia passou a ser mais conhecida no Norte do pa√≠s e teve uma maior atua√ß√£o com a implementa√ß√£o do curso de especializa√ß√£o em Enfermagem em Estomaterapia na Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Por√©m, o n√ļmero de profissionais formados ainda n√£o supre a necessidade dos servi√ßos e da demanda, j√° que o Estado tem um n√ļmero grande de pessoas que precisam da avalia√ß√£o do especialista‚ÄĚ, ressalta a integrante do Conselho Cient√≠fico da Sobest-AM, Eliana Marques Gomes da Silva. Os servi√ßos p√ļblicos e privados necessitam de mais profissionais capacitados, al√©m de incentivar a implanta√ß√£o de comiss√Ķes na √°rea da Estomaterapia. ‚ÄúOutro ponto que devemos levar em considera√ß√£o s√£o as √°reas remotas (munic√≠pios distantes da capital) que necessitam explorar e usar mais os recursos do TelesS√°ude (web e v√≠deo confer√™ncia e teleconsultorias). Nesse sentido, foi criado o projeto de extens√£o ‚ÄúTelestomaterapia‚ÄĚ, que est√° dentro dos objetivos de atividades de extens√£o do Laborat√≥rio de Pesquisa em Estomaterapia da UEA.

As novas tecnologias de cuidado ser√£o destaque na programa√ß√£o de palestras do II Simp√≥sio de Estomaterapia do Norte. Temas como o uso de terapias coadjuvantes, a integraliza√ß√£o e compartilhamento de saberes entre os profissionais de sa√ļde, o reconhecimento da Especialidade e desenvolvimento das atividades dos estomaterapeutas do Amazonas e regi√£o Norte tamb√©m ser√£o debatidos no evento.

A programação pode ser acessada no link http://sobest.com.br/evento/simposio-norte-de-estomaterapia
Serviço

IV Simpósio Nordeste de Estomaterapia

Data: de 14 a 16 de novembro de 2018
Local: Quality Hotel Manaus
Av. Mário Ypiranga, 1090 РAdrianópolis, Manaus РAM

Sobre a SOBEST

A Sobest é uma associação multidisciplinar, de caráter científico e cultural, alicerçada nos preceitos estabelecidos e aceitos mundialmente para a enfermagem em Estomaterapia, fundamentada nas bases éticas e filosóficas da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) e do World Council of Enterestomal Therapists (WCET).

A SOBEST √© uma Associa√ß√£o s√≥lida, √©tica, respeitada e conceituada pela comunidade cient√≠fica. Est√° vinculada √† Comiss√£o de Educa√ß√£o da Associa√ß√£o Brasileira de Enfermagem Se√ß√£o S√£o Paulo (ABEn‚ÄďSe√ß√£o SP) e, juntamente com outras Sociedades de Especialistas em Enfermagem, √† Academia Brasileira de Especialistas em Enfermagem (ABESE). Foi a primeira associa√ß√£o cient√≠fica a vincular-se √† ABEn.

www.sobest.org.br

Evento em Manaus debate cuidado de pessoas com estomias, feridas e incontinências
Evento em Manaus debate cuidado de pessoas com estomias, feridas e incontinências

Coment√°rios