Evento em Manaus debate cuidado de pessoas com estomias, feridas e incontinências

67

O atendimento a pessoas com estomias, feridas e incontinências no Norte do país ainda apresenta diversas lacunas. Estima-se que mais de 15 milhões de brasileiros convivam com estas condições. A implantação do curso credenciado de Estomaterapia pela Associação Brasileira de Estomaterapia pela Associação Brasileira de Estomaterapia: estomias, feridas e incontinências (Sobest) na região tem aumentado a formação de especialistas, mas as especificidades regionais ainda são um desafio.

Para debater o acesso destes pacientes ao cuidado de qualidade, a Sobest realiza, entre os dias 14 e 16 de novembro, o II Simpósio de Estomaterapia do Norte. A programação vai apresentar grande variedade de temas que influenciam diretamente na qualidade de vida destes pacientes, com o foco nas características específicas da região.

“O evento pretende contemplar temas atuais e também as demandas regionais relacionadas com as três áreas de atuação da especialidade, apresentando experiências exitosas e realidades concretas para buscar as melhores soluções para atender todos aqueles que demandam cuidados especializados”, afirma a presidente da Sobest, Profa. Dra. Maria Angela Boccara de Paula.

“A Estomaterapia passou a ser mais conhecida no Norte do país e teve uma maior atuação com a implementação do curso de especialização em Enfermagem em Estomaterapia na Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Porém, o número de profissionais formados ainda não supre a necessidade dos serviços e da demanda, já que o Estado tem um número grande de pessoas que precisam da avaliação do especialista”, ressalta a integrante do Conselho Científico da Sobest-AM, Eliana Marques Gomes da Silva. Os serviços públicos e privados necessitam de mais profissionais capacitados, além de incentivar a implantação de comissões na área da Estomaterapia. “Outro ponto que devemos levar em consideração são as áreas remotas (municípios distantes da capital) que necessitam explorar e usar mais os recursos do TelesSáude (web e vídeo conferência e teleconsultorias). Nesse sentido, foi criado o projeto de extensão “Telestomaterapia”, que está dentro dos objetivos de atividades de extensão do Laboratório de Pesquisa em Estomaterapia da UEA.

As novas tecnologias de cuidado serão destaque na programação de palestras do II Simpósio de Estomaterapia do Norte. Temas como o uso de terapias coadjuvantes, a integralização e compartilhamento de saberes entre os profissionais de saúde, o reconhecimento da Especialidade e desenvolvimento das atividades dos estomaterapeutas do Amazonas e região Norte também serão debatidos no evento.

A programação pode ser acessada no link http://sobest.com.br/evento/simposio-norte-de-estomaterapia
Serviço

IV Simpósio Nordeste de Estomaterapia

Data: de 14 a 16 de novembro de 2018
Local: Quality Hotel Manaus
Av. Mário Ypiranga, 1090 – Adrianópolis, Manaus – AM

Sobre a SOBEST

A Sobest é uma associação multidisciplinar, de caráter científico e cultural, alicerçada nos preceitos estabelecidos e aceitos mundialmente para a enfermagem em Estomaterapia, fundamentada nas bases éticas e filosóficas da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) e do World Council of Enterestomal Therapists (WCET).

A SOBEST é uma Associação sólida, ética, respeitada e conceituada pela comunidade científica. Está vinculada à Comissão de Educação da Associação Brasileira de Enfermagem Seção São Paulo (ABEn–Seção SP) e, juntamente com outras Sociedades de Especialistas em Enfermagem, à Academia Brasileira de Especialistas em Enfermagem (ABESE). Foi a primeira associação científica a vincular-se à ABEn.

www.sobest.org.br

Evento em Manaus debate cuidado de pessoas com estomias, feridas e incontinências
Evento em Manaus debate cuidado de pessoas com estomias, feridas e incontinências

Comentários