Ex-primeira dama, Marisa Letícia, é velada em São Bernardo

2566

O corpo da esposa e companheira de luta do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Marisa Letícia, é velado neste sábado(4) na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, em uma cerimônia que conta com a presença de centenas de simpatizantes e dirigentes petistas.

O caixão da ex-primeira-dama chegou a São Bernardo do Campo, no ABC paulista, por volta das 9H00, e foi colocado na frente de uma grande fotografia em preto e branco do casal, que se conheceu no sindicato há quatro décadas, se beijando e sorrindo.

Marisa Letícia Rocco faleceu nesta sexta-feira (3) aos 66 anos no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, depois de ter sofrido um AVC em 24 de janeiro.

Loading...

Desde o início da manhã, centenas de simpatizantes do ex-presidente formavam uma fila do lado de fora do sindicato, a maioria deles com camisetas vermelhas do Partido dos Trabalhadores (PT) e cartazes que diziam “Lula Presidente”.

“Eu admirava muito a Marisa Letícia, uma mulher que sempre lutou ao lado de Lula. Tinha muita vontade de vir a esta última homenagem e acompanhar Lula”, disse à AFP Jeisa Mota, cabeleireira de 27 anos.

Cabisbaixo e vestido de preto, o líder petista recebeu os pêsames de seus colegas de partido.

Lula enfrenta cinco acusações ligadas ao escândalo de corrupção na Petrobras, algumas das quais envolviam sua esposa.

“Não é exagero dizer que mataram a dona Marisa, ela foi vítima de uma perseguição gigantesca e não aguentou”, disse a jornalistas o senador do PT Lindbergh Farias.

Essa teoria da perseguição judicial para evitar que Lula se apresente como candidato presidencial em 2018 foi esboçada também pela ex-presidente Dilma Rousseff, que regressou antes do previsto de uma viagem à Europa para prestar condolências a Lula na sexta-feira no hospital.

Neste sábado, vários membros do PT defenderam esta ideia, como Gilberto Carvalho, ex-chefe de gabinete de Lula e ex-ministro de Dilma.

“Há um ano dona Marisa não tinha nenhuma alegria, vivia sob ameaças de prisão, de prisão dos filhos. Tenho convicção de que sua partida prematura está muito ligada a esse clima de ódio”, disse Carvalho.

Na quinta-feira à noite, o presidente Michel Temer e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foram ao hospital para dar os pêsames a Lula.

Está previsto que o corpo da ex-primeira-dama seja cremado ao final do velório, às 17H00, em uma cerimônia reservada para a família.

NELSON ALMEIDA / AFP O caixão da ex-primeira-dama chegou a São Bernardo do Campo, no ABC paulista, por volta das 9H00
NELSON ALMEIDA / AFP
O caixão da ex-primeira-dama chegou a São Bernardo do Campo, no ABC paulista, por volta das 9H00

Comentários

comentários