Home Notícias Amazonas Festejos da padroeira de Tefé, Santa Teresa D’Ávila, iniciam este domingo

Festejos da padroeira de Tefé, Santa Teresa D’Ávila, iniciam este domingo

6 min - tempo de leitura
52

A cidade de Tefé,  distante 522 km de Manaus,  prepara-se para os festejos de sua padroeira, Santa Teresa D’Ávila. Os festejos de Santa Teresa D’Ávila é considerado o maior evento religioso do médio Solimões. As comemorações no município começam a partir deste domingo (6) e se estendem até o dia de Santa Teresa D’Ávila na terça-feira (15).

O tema deste ano é “Santa Teresa Interceda Pela Evangelização na Amazônia” e a cidade de Tefé, neste período, deverá receber cerca de 7 mil romeiros que chegam de várias cidades do Amazonas para saudar a Santa Teresa D’Ávila, fortalecendo cada vez mais o turismo religioso na cidade de Tefé.

O evento contará com o apoio do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), que forneceu as fitas comemorativas pelo dia de Santa Teresa D’Avila e que serão distribuídas gratuitamente aos fieis. De acordo com o secretário da Secretaria Municipal de Turismo – SMTUR, Christophan Mota, o evento já é tradição na cidade e para este ano estima-se um público de 15 mil pessoas durante a semana dos festejos. ”

“O apoio que a AMAZONASTUR nos deu com as fitas, irão impulsionar a promoção turística da nossa cidade nos festejos de Santa Teresa D’Avila, que é o evento religioso mais importante de Tefé. A Prefeitura de Tefé fará o apoio com a ornamentação, recepção e preparação da imagem da Santa Teresa D’Avila para a recepcionar os turistas que chegarão a Tefé por meio do Aeroporto de Tefé. A grande procissão sairá apenas no dia 15 de outubro de frente da 16ª Brigada da Infantaria de Selva em grande procissão com destino à Paróquia Santa Teresa D’Ávila”, disse o secretário da SMTUR.

Do dia 06 a 14 de Outubro acontecerão a partir das 19:30 as novenas, além disso, todos os dias irão acontecer breves apresentações culturais das escolas. No dia 15, dia da padroeira, as homenagens começam as 09:00 com a Santa Missa e a tarde às 17:00 acontece a tradicional procissão com saída da 16ª Brigada de Infantaria de Selva.

A tradição queima de fogos será a meia noite do dia (06). O pregador será o Frei Geraldo do Bezerra, da ordem Carmelitas. As barracas de comidas, confecções e outras ficarão ao redor da praça. Soldados da Guarda Municipal e Polícia Militar irão garantir o cumprimento dessa determinação.


Sobre a Santa Teresa D’Ávila (28 de março de 1515 — 4 de outubro de 1582)

Nascida  Teresa Sánchez de Cepeda y Ahumada, foi uma freira carmelita, mística e santa católica do século XVI, importante por suas obras sobre a vida contemplativa e espiritual e por sua atuação durante a Contra Reforma. Foi também uma das reformadoras da Ordem Carmelita e é considerada co-fundadora da Ordem dos Carmelitas Descalços, juntamente com São João da Cruz.

Em 1614 foi beatificada pelo Papa Paulo V. Em 1622 foi canonizada por Gregório XV. O Papa Paulo VI, em 27 de setembro de 1970 proclamou Santa Tereza como Doutora da Igreja.

Santa Teresa de Ávila enfatiza a oração: rezar significa “tratar de amizade com Deus, estando muitas vezes tratando a sós com quem sabemos que nos ama”. Para Teresa a vida cristã é uma relação pessoal com Jesus que culmina na união com Ele pela graça, por amor e por imitação. Daí a importância que ela atribui à meditação da Paixão e à Eucaristia, como presença de Cristo na Igreja, para a vida de cada crente e como coração da liturgia. Santa Teresa vive um amor incondicional à Igreja: ela manifesta um grande amor a Igreja diante da divisão causada pela Reforma protestante. Ela reformou a Ordem Carmelita com a intenção de servir e defender melhor a “Santa Igreja Católica Romana” e está disposta a dar sua vida por ela.

Santa Teresa nos ensina a ser incansáveis testemunhas de Deus, da sua presença e da sua ação; ensina-nos a sentir realmente essa sede de Deus que existe em nosso coração, esse desejo de ver Deus, de buscá-lo, de ter uma conversa com Ele e de ser seus amigos. Esta é a amizade necessária para todos e que devemos buscar, dia após dia, novamente.

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Amazonas

Deixe uma resposta

Leia Também

Pantanal está pegando fogo em proporções nunca registradas! Uma verdadeira tragédia pro Brasil e o mundo!

Nos primeiros sete meses deste ano, o principal rio do Pantanal, o rio Paraguai, atingiu o…