Festivais do interior do Amazonas

5531

No Amazonas existem Festas e Festivais o ano inteiro! Basta você se programar e ir conferir. Abaixo, tem uma lista de todos as festas do interior e seus principais festivais.  #partiu?

Festivais do interior do Amazonas
Festivais do interior do Amazonas

Atalaia do Norte

Munic√≠pio a 1.136Km de Manaus, localizado no tr√≠plice-fronteira com Col√īmbia e Peru. Principais eventos: Festa do Padroeiro S√£o Sebasti√£o (11 a 20 de janeiro),¬†Festival Cultural (5 a 7 de julho), e o interessante¬†Jogos das Tr√™s Fronteiras, com atletas do Brasil, Peru e Col√īmbia (13 a 15 de dezembro).

Barcelos: Conhecida no Amazonas por suas belas praias (de rio), possui a maior cachoeira do país (365m de altura) na Serra do Acará. Fica há 405Km de Manaus. Eventos: Festival do Peixe Ornamental (janeiro), Festejos de Santo Alberto (junho), Festival de Verão (novembro).

Benjamin Constant: A 1.118Km de Manaus, localiza-se no Alto Solim√Ķes, entre Atalaia do Norte e Tabatinga. Festeja a Festa do Esp√≠rito Santo (maio),¬†Festival Folcl√≥rico (junho),¬†Festa da Padroeira N. Sr¬™ da Concei√ß√£o (8 de dezembro).

Coari: presente nos jornais atualmente devido ao esc√Ęndalo de pedofilia de seu prefeito, Coari se destaca pela¬†produ√ß√£o de petr√≥leo e g√°s natural¬†em¬†Urucu, que gera muitos royalties e pouco retorno para seus pobres habitantes. Coari possui como festejos:¬†Festejo do Padroeiro S√£o Sebasti√£o (janeiro),¬†Coarifolia (carnaval), Festival Folcl√≥rico e Festas Juninas (junho), Festa do Anivers√°rio da Cidade (2 de agosto),¬†Festival da M√ļsica Popular (outubro),¬†Festa da Banana e Festa do G√°s Natural (dezembro).

Iranduba: Apenas 25Km de Manaus, o munic√≠pio comemora o Festival Folcl√≥rico (junho),¬†Festa da Cer√Ęmica (data m√≥vel), Festa da Melancia (outubro),¬†Festival do Bod√≥ com farinha (novembro).

Itacoatiara: A177Km da capital, Itacoatiara é importante pólo agropecuário da região norte. Seu principal evento é o Festival da Canção (setembro).

 

Maués

O Festival de Verão de Maués
O Festival de Verão de Maués

Famosa pelas suas praias e sabor, a cidade de Mau√©s fica a 286Km de Manaus. Mau√©s tamb√©m √© conhecida como a ‚ÄúTerra do Guaran√°‚ÄĚ e suas principais festas e festivais s√£o:

  • Festa do Divino Esp√≠rito Santo (junho)
  • Festival Folcl√≥rico da Ilha de Vera Cruz (julho)
  • Festival de Ver√£o (setembro)
  • Festa do Guaran√° (novembro)

 

Manacapuru: Logo depois de Iranduba, a 84Km da capital, a cidade comemora o Manac√° Folia (carnaval),¬†Festival Folcl√≥rico (julho),¬†Festival das Cirandas (√ļltima semana de agosto),¬†Festa de S√£o Francisco (4 de setembro).

Parintins:

Festival de Parintins. Foto: Chico Batata/ Agecom
Festival de Parintins. Foto: Chico Batata/ Agecom

A cidade de Parintins , que é a cidade mais visitada do Amazonas, fica a 369Km da capital e só se chega de barco ou avião. As principais festas e festivais da Ilha Encantada são:

  • Carnailha (carnaval)
  • Festa de Soltura de Quel√īnios (janeiro-mar√ßo)
  • Encena√ß√£o da Paix√£o de Cristo (abril)
  • Festas e Ensaios dos Bois-Bumb√°s Garantido e Caprichoso (abril a maio)
  • Festival Folcl√≥rico e de Quadrilhas (junho)
  • Festival dos Bois-Bumb√°s de Parintins (ultimo¬†final-de-semana¬†de junho)
  • Festa de Nossa Senhora do Carmo, Padroeira do Munic√≠pio (julho)
  • Festival de Pesca do Peixe Liso (agosto)
  • Festival de Ver√£o do Uaicupar√° e Cabury (setembro)
  • Festival de M√ļsica Sacra (setembro)
  • Festival do Beij√ļ (setembro)
  • Anivers√°rio do Munic√≠pio com Festival de Toadas (15 de outubro)
  • Festival de Pastorinhas (23 de dezembro)

 

 

 

Tabatinga: Fica a 1.105Km da capital e faz fronteira com a Col√īmbia. Comemoram o Festival do Boi-Bumb√° (junho),¬†Festival Internacional de Tribos do Alto Solim√Ķes (setembro),¬†Festa dos Santos Anjos Miguel, Rafael e Gabriel (setembro),¬†Festival da Can√ß√£o (novembro).

Novo Air√£o: Famoso pelos passeios de intera√ß√£o com botos-cor-de-rosa, fica a 180Km de Manaus. Festejos de Santo √āngelo, Padroeiro da Cidade (27 de abril a 25 de maio),¬†Festival Folcl√≥rico (junho),¬†Festival de M√ļsica Popular Air√£oense (29 a 30 de agosto),¬†Festival do Peixe-Boi (√ļltimo final de semana de outubro),¬†Festival de Ver√£o (17 de novembro).

Presidente Figueiredo: Sede do ecoturismo da região, com quase 100 cachoeiras e a 107Km de Manaus. Comemora: Carnachoeira (carnaval), Festa do Cupuaçu (19 a 21 de abril), Festival Folclórico (julho), Festa do Sol (6 a 8 de setembro), Festa da Padroeira N. Srª Aparecida (12 de outubro), Torneio de Pesca do Tucunaré (novembro), Aniversário do Município (9 e 10 de novembro)

Rio Preto da Eva: Cidade com balne√°rios e cachoeiras a apenas 85Km de Manaus, possui as festividades: Carnaval ‚ÄúEva me leva‚ÄĚ (carnaval),¬†Anivers√°rio do Munic√≠pio (31 de mar√ßo),¬†Festa de S√£o Pedro, Padroeiro do Munic√≠pio (29 de junho),¬†Feira da Laranja (agosto).

 

Você já foi em algum deles, conhece outro que não esteja listado? Compartilhe seu conhecimento conosco aqui nos comentários!

Coment√°rios