Home Regionalismo Agenda Cultural Festival Amazonas Jazz abre inscrições gratuitas para palestras, masterclasses e workshops

Festival Amazonas Jazz abre inscrições gratuitas para palestras, masterclasses e workshops

3 min - tempo de leitura
70

Nesta segunda-feira (20/01), começam as inscrições para a programação acadêmica do Festival Amazonas Jazz, que ocorre de 21 a 29 de março, em Manaus. O evento realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, oferecerá gratuitamente mais de 20 opções de palestras, masterclasses e workshops, envolvendo diversos segmentos profissionais da arte e da cultura.

As atividades pedagógicas têm vagas limitadas, e os interessados podem se inscrever por meio do site www.festivalamazonasjazz.com.br.

“A programação acadêmica do Amazonas Jazz é uma ferramenta que possibilita a aproximação entre diversos setores da cultura e a conexão entre artistas com experiências diversas. Além de grandes nomes do cenário internacional, teremos entre os palestrantes profissionais do Amazonas que estão se destacando com pesquisas e projetos focados nas manifestações culturais amazônicas, estabelecendo pontes importantes para a valorização de nossas expressões artísticas”, destaca o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz.

Um dos destaques é a palestra da cantora, compositora e pesquisadora amazonense Karine Aguiar, que discutirá a relação entre música, cultura e meio ambiente. Com o tema “Ecomusicologia”, a palestra exibirá um panorama das pesquisas sobre a diversidade cultural amazônica desenvolvidas pela artista, que é mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia e doutoranda em Ecomusicologia na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp-SP).

FOTO: Michael Dantas/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Além da palestra, Karine levará o projeto “Jungle Jazz” para o Teatro Amazonas, como parte da programação musical do festival. Criado em parceria com o músico e pesquisador Ygor Saunier, o projeto enfatiza os encontros sonoros entre clássicos do jazz e as cantigas, e batuques de manifestações musicais da Amazônia, como o Boi-Bumbá de Parintins, Gambá de Maués, Marabaixo, entre outras.

Também com foco nas sonoridades regionais, o baterista Airton Silva, que integra a Amazonas Band e a Orquestra de Beiradão do Amazonas (OBA), ministrará um workshop sobre ritmos do Norte do Brasil aplicados à bateria, do beiradão ao marabaixo. Silva já atuou com grandes nomes do cenário jazzístico internacional, como Dave Liebman, Bob Mintzer e John Fedchock, além ser ativo no campo educacional, lecionando no Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro (Laocs).

Ainda entre os representantes locais na programação, está a mestre em Artes Cênicas, Fernanda Mattos de Souza, que fará um workshop sobre iluminação cênica como instrumento de valorização visual. A amazonense apresentará uma análise estética e técnica acerca do espetáculo de abertura do Festival Amazonas Jazz, “Ritos de Passagem”, sob o ponto de vista da iluminação cênica, abordando a função da iluminação e do iluminador em espetáculos musicais, shows e eventos que envolvam música ao vivo em geral.

Outros temas inclusos na programação são Improvisação e Pedagogia Musical, Jazz: Crítica e Jornalismo, Percussão Brasileira, Economia Criativa, Bateria Brasileira no Jazz, O Corpo a Serviço da Subjetividade, Tipo Hands On: Rap e Jazz, Pandeiro Jazz, Saxofone e Improvisação, O Beiradão, A Experiência CLAM, Free Jazz, Jazz Trombone, Hands On – Latin Jazz, Guitarra, Trompete e Captação de Áudio para Transmissões Audiovisuais e em Streaming.

As atividades serão realizadas no Centro Cultural Palácio da Justiça, localizado na avenida Eduardo Ribeiro, 901, Centro; no Teatro da Instalação, localizado na rua Frei José dos Inocentes, no Centro; e na Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (Esat/UEA), na avenida Leonardo Malcher, 1.728, Praça 14 de Janeiro.

O festival – O 10º Festival Amazonas Jazz promoverá mais de 15 espetáculos no Teatro Amazonas, com grandes nomes da música instrumental brasileira e internacional.

Além disso, movimentará a cena cultural da cidade com shows aos fins de tarde em flutuante, exibição de filmes e exposição fotográfica na Casa do Jazz, e um roteiro de apresentações musicais em bares e restaurantes.

Os ingressos para os concertos já estão à venda na bilheteria do teatro e no site Bilheteria Digital (www.bilheteriadigital.com) por valores que variam de R$ 20 a R$ 80.

 

FOTO: Michael Dantas/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Agenda Cultural

Deixe uma resposta

Leia Também

Cacompanhia divulga propostas selecionadas para Festival de Circo ‘Lona Aberta’

A Cacompanhia de Artes Cênicas divulgou, nesta sexta-feira (12/02), o resultado da seleção…