Festival de Turismo e Mostra Gastronômica do Amazonas, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques

122

Desde a última quinta-feira (22) até hoje (25) das 15h às 21h, está acontecendo o Festival de Turismo e Mostra Gastronômica do Amazonas, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, na Avenida Constantino Nery, ao lado da Arena da Amazônia. O evento é realizado pela Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur). Ao longo desses quatro dias de evento, com entrada gratuita e 15 municípios turísticos do Estado estão mostrando sua potencialidade, na inauguração estiveram representantes da Aleam, Prefeitos, Secretários de Estado e dos municípios entre outros.

o Festival de Turismo e Mostra Gastronômica do Amazonas, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques / Foto : Marcus Pessoa - NoAM
o Festival de Turismo e Mostra Gastronômica do Amazonas, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques / Foto : Marcus Pessoa – NoAM

Turismo é integração

“Estamos mostrando nossa potencialidade para o país e o mundo e creio que a partir de hoje iniciamos uma nova etapa rumo ao desenvolvimento sustentável. Neste festival é o ponto de partida para que junto ao Governo Federal e Estadual com a força do município possamos avançar, tem que se criar uma secretaria, diretoria ou outra que trabalhe nisto. A nossa cultura não está ainda definida para o turismo e venho dizendo há muito tempo que o futuro do Amazonas é o turismo”, disse o deputado Francisco Souza.

“Temos em Maués um potencial em turismo, estaremos apresentando no Aniversário da cidade muitos avanços na saúde: uma UBS fluvial, lançamento do Prosai e várias outras, especialmente nas reformas e fomento na agricultura”, destacou Carlos César Andrade Negreiros, secretário de governo de Maués.

O vice-prefeito de Borba, Antônio Cidade, disse estar satisfeito com este evento. “Nós temos potencial em turismo religioso. Agora tivemos a festa de Santo Antônio (1º a 13 de junho) com mais de cinquenta mil pessoas. Contamos com uma basílica ligada ao Vaticano. Aqui no Brasil temos uma em Belém e outra em Borba. Gostaríamos de receber o ano todo turistas. A área hoteleira é mínima agora e estamos tentando incentivar isto e também queremos as escolas voltadas ao turismo”.

A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), realizadora do evento, dividiu o Festival em três pilares: Rodada de Negócios; Núcleo de Conhecimento e Programação Cultural. Na abertura do evento participaram o representante da Aleam, Deputado Francisco Sousa, o Prefeito de Autazes, o Secretário de Estado de Educação, Secretários de cultura e turismo de vários municípios do interior entre outros.

O Secretário de Turismo de Tefé, Cristophan Mota, falou da importância do evento. “Estamos muito honrados de estar aqui, trouxemos nossa gastronomia, artesanato, guia com um calendário de eventos do nosso município e este é o momento certo para divulgar isto”. Informou ainda que Tefé tem 800 unidades habitacionais para oferecer ao turista, temos atrativos, mas estamos em reestruturação, apresentamos Eco turismo e estamos trabalhando no turismo alternativo de experiência, turismo comunitário”.

Negócios

A Rodada de Negócios, que vai ocorrer nas salas 09 e 10 do Centro de Convenções do Amazonas a partir das 15h desta sexta-feira (23). Os municípios e os operadores locais vão apresentar seus produtos para 15 operadores nacionais e internacionais.

Oreni Braga destacou a participação de 11 operadores paulistas, das principais empresas do País, além da participação de operadores de outros países.

Conhecimento

A programação do Núcleo de Conhecimento do Festival é variada e os interessados poderão fazer suas inscrições na hora. As palestras vão iniciar a partir das 15h do dia 23. No primeiro dia estão: ‘Trabalho Infantil no Contexto Amazônico’; ‘A importância da fotografia na autoestima da pessoa idosa’; ‘A experiência sobre o Projeto Neurofuncional’; ‘Oficina de Aproveitamento integral de alimentos’; ‘As experiências do Turismo na Melhor Idade’; ‘Turismo Acessível’; entre outras.

Cultura

O pilar cultural do Festival de Turismo e Mostra Gastronômica do Amazonas terá desde peças teatrais, apresentações culturais dos municípios, entre elas as Cirandas de Manacapuru e show de boi-bumbá, além do Concurso Master Chef dos Municípios, organizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-AM).

Opções de roteiros

A Prefeitura de Manaus apresentará opções de roteiros e programas turísticos em Manaus, voltados para diversos públicos, uma vez que a capital amazonense é um dos principais destinos indutores de turismo no Estado, servindo de ponto quase que obrigatório para o turista que chega para conhecer o Amazonas.

Além da capital do Estado, os municípios que vão participar da primeira edição do Festival de Turismo e Mostra Gastronômica do Estado são: Parintins; Maués; Manacapuru; Tefé; Novo Airão; Rio Preto da Eva; Borba; Careiro Castanho; Itapiranga; São Gabriel da Cachoeira; Barcelos; Iranduba; Autazes e Presidente Figueiredo.

o Festival de Turismo e Mostra Gastronômica do Amazonas, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques / Foto : Marcus Pessoa - NoAM
o Festival de Turismo e Mostra Gastronômica do Amazonas, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques / Foto : Marcus Pessoa – NoAM

Texto : Blog da Floresta

Comentários

comentários