Home Notícias Polícia Fotos vexatórias de José Melo com placa de preso são reais, afirma advogados

Fotos vexatórias de José Melo com placa de preso são reais, afirma advogados

4 min - tempo de leitura
43

As fotos que circularam nesta última semana durante o desdobramento de nova fase da operação ‘Maus Caminhos’, na qual a Polícia Federal prendeu o ex-governador José Melo são verdadeiras. Inclusive, o ex-governador José Melo foi solto por causa das algemas com que foi conduzido à audiência de custódia e além disso, o juiz considerou vexatória a foto – Melo sem camisa, trajando apenas calça jeans e descalço – e mandou apurar responsáveis pelo vazamento dela, feita no momento da triagem para prisão do ex-governador. “Isso viola a Súmula Vinculante 11 do STF“, disse o juiz Ricardo Augusto de Sales, na sentença que libertou Melo.

A foto que aparentava ter algumas manipulações não foi divulgada por nosso portal por não termos conseguido apurar se era verdadeira ou se era fotomontagem.

José Melo preso / Divulgação
José Melo preso / Divulgação

O mal posicionamento do banner na parede fez com que o ex-Governador tivesse quase 1,75m, sendo que todos sabem que ele não é tão alto assim. Além disso, a foto foi tirada de baixo para cima e esse ângulo faz o governador parecer ter mais de 1,74 metro, na fita métrica colocada atrás dos presos. Isso fez com que muitos duvidassem da autenticidade da foto.

Ricardo Sales considerou grave o vazamento da foto de José Melo, no momento da prisão, no Centro de Recebimento e Triagem (CRT). Ele aparece sem camisa, descalço e trajando apenas calça jeans. O juiz intimou o secretário estadual de Segurança, vice-governador Bosco Saraiva, a apurar responsabilidades pelo vazamento.

Também serão apuradas as responsabilidades dos dois policiais que conduziram o ex-governador algemado.

José Melo preso / Divulgação
José Melo preso / Divulgação

Acusação

Melo é acusado de corrupção passiva e prevaricação por ter permitido o esquema que levou ao desvio de mais de R$ 100 milhões da saúde. Teria sido no período dele, como governador, que a atuação do Instituto Novos Caminhos (INC) se intensificou.

Mesmo tendo sido liberado da cadeia, o ex-governador assinou termo se comprometendo a ficar sempre ao alcance da Justiça. Ele não pode ultrapassar os limites de Manaus e, no máximo, Rio Preto da Eva, onde tem sítio.

José Melo também devolveu o passaporte. Essa medida é adotada para todos os acusados pela Justiça Federal e visa evitar fugas.

Súmula 11

A Súmula 11 diz: “Só é lícito o uso de algemas em casos de resistência e de fundado receio de fuga ou de perigo à integridade física própria ou alheia, por parte do preso ou de terceiros, justificada a excepcionalidade por escrito, sob pena de responsabilidade disciplinar, civil e penal do agente ou da autoridade e de nulidade da prisão ou do ato processual a que se refere, sem prejuízo da responsabilidade civil do Estado.”

Juízes são obrigados a cumprir as Súmulas Vinculantes. Elas resultam de longa jurisprudência e visam evitar acúmulo de processos. Os magistrados, em primeira instância, são obrigados a decidir de acordo com elas, evitando delongas na ação.

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Polícia

Deixe uma resposta

Leia Também

Story de Simaria de perna aberta tá dando mais o que falar do que o dia que ela mostrou seu ‘tabaco’

A famosa cantora Simaria, que faz dupla sertaneja com sua irmã Simone, postou um story ous…