Home Notícias Amazonas FUnATI promove ações de conscientização sobre a violência contra idosos

FUnATI promove ações de conscientização sobre a violência contra idosos

3 min - tempo de leitura
31

Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra o idoso, comemorado nesta segunda-feira (15/06), a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) promove uma série de atividades virtuais para sensibilizar a sociedade quanto à importância do respeito à pessoa idosa. As ações da instituição fazem parte do calendário de atividades anuais, que optou por abordar o tema com o uso das novas tecnologias devido à suspensão das aulas durante a pandemia.

Neste ano, a tradicional caminhada realizada pela instituição juntamente com os parceiros da rede de proteção ao idoso foi substituída pelas plataformas digitais. Durante toda a semana, a instituição promoverá lives com palavras do reitor da FUnATI, o médico Euler Ribeiro; web palestras com temas voltados aos idosos; encenações do espetáculo “O grito”, do grupo de Teatro Renascer, um manifesto contra a violência e maus-tratos contra a pessoa idosa; e vídeos sobre todas as formas de violência contra o idoso, que serão apresentados pelos educadores sociais do envelhecimento formados pela Fundação.

A FUnATI é hoje reconhecida nacional e internacionalmente pelas pesquisas sobre o envelhecimento do homem da floresta e por fomentar o envelhecimento ativo pelo processo educativo e a longevidade com qualidade de vida. Neste mês do “Junho Violeta”, a instituição faz um alerta à sociedade sobre a violência contra a pessoa idosa, sobretudo em época de isolamento social.

De acordo com o reitor Euler Ribeiro, é preciso educar a sociedade com valores de respeito e empatia para com os idosos. “É alarmante o crescimento dos casos de violência contra os idosos durante a pandemia. Somos responsáveis por proteger aqueles que tiveram o privilégio do envelhecimento”, afirma.

“A violência contra a pessoa idosa constitui-se num grave problema social e de saúde presente em todas as sociedades ao redor do mundo. Suas consequências podem se manifestar de forma muito impactante na vida das pessoas idosas, desde prejuízos físicos, psicológicos e até levá-las ao óbito”, destaca a coordenadora de Ensino da FUnATI e presidente do Conselho Estadual do Idoso, Kennya Mota.

Para participar de todas as ações em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra o idoso, basta acessar as redes sociais da instituição, no Facebook (www.facebook.com/funatiamazonas) e no Youtube (Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade).

Dr. Euler Ribeiro / foto: Divulgação/FUnATI

 

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Amazonas

Deixe uma resposta

Leia Também

Amazonenses podem participar de Hackathon da NASA, maior competição global de programação; as inscrições estão abertas

Considerada a maior competição global de programação, a nova edição do hackathon ‘Na…