Home Notícias Manaus Fundação de Medicina Tropical ganha certificação de laboratório de referência para portadores do HIV/AIDS

Fundação de Medicina Tropical ganha certificação de laboratório de referência para portadores do HIV/AIDS

3 min - tempo de leitura
11

A Fundação de Medicina Tropical do Estado do Amazonas Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-AM) recebeu do Ministério da Saúde a revalidação do certificado com nota de excelência como laboratório de referência para os exames de alta complexidade de diagnóstico e acompanhamento terapêutico dos pacientes portadores do vírus do HIV/AIDS e hepatites virais no Estado do Amazonas.

A certificação digital, ocorrida em janeiro pelo órgão federal, é concedida aos órgãos estaduais que atendam algumas exigências  como, estrutura física nos padrões dos exames de biologia molecular, de pessoal e qualificação.

A certificação traz a garantia de que o trabalho exercido ao longo dos anos pela fundação é de excelência. / Foto: Claudio Heitor/Secom
A certificação traz a garantia de que o trabalho exercido ao longo dos anos pela fundação é de excelência. / Foto: Claudio Heitor/Secom

Entre as máquinas encontradas na FMT-AM que fazem este acompanhamento de amostras estão as de quantificação  da carga viral de HIV, hepatites e citrometria de fluxos com a contagem de Linfócitos, também supervisionadas para comprovar excelência nos resultados.

Para o diretor-presidente da FMF-AM, doutor Marcus Vinítius de Farias Guerra, a certificação traz a garantia de que o trabalho exercido ao longo dos anos pela fundação é de excelência. “Este reconhecimento mostra o tamanho da nossa responsabilidade e também a certeza que estamos no caminho certo. Temos todo cuidado com nossa área de trabalho, equipamentos, tratando com humanidade e respeito nossos pacientes”, ressaltou Marcus Guerra.

A contagem  de Linfócitos T CD4/CD8 e Quantificação Viral do HIV é feita pela FMT-AM desde os anos 90, já para as Hepatites B e C desde 2011.

Sobre a certificação
Laboratórios de análises clínicas de todo Brasil recebem semestralmente um grupo de especialistas do Ministério da Saúde para participar do programa de controle de qualidade. Durante o processo de análise, o órgão federal toma a decisão de aprovar ou não estes espaços de estudos.

Quando ocorre a reprovação em algum laboratório, o programa realiza um novo treinamento para os profissionais, para posteriormente verificar a certificação nos modos Excelente ou Aprovado.

Avaliação
O Laboratório da Fundação Medicina Tropical também participa, desde 2004, do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), obtendo um desempenho excelente para as áreas de Hematologia, Bioquímica Clínica, Imunologia, Microbiologia, Parasitologia e Urinálise, em avaliação de 2018.

*Com informações de assessoria

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por No Amazonas é Assim
Carregar Mais Em Manaus

Deixe uma resposta

Leia Também

ALEAM: deputados cobram Nova lei do gás, atenção para interior e Serviço de Verificação de Óbito

A sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) desta terça-feira (13), q…