Home Notícias Amazonas FVS AM faz treinamento de Epidemiologia Aplicada no SUS

FVS AM faz treinamento de Epidemiologia Aplicada no SUS

4 min - tempo de leitura
14

Manaus, AM – Buscando fortalecer a capacidade de detecção de surtos, epidemias e eventos de importância de saúde pública, a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) realiza, de 6 a 10 de novembro, o treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único da Saúde (EpiSUS Fundamental).

O evento, realizado em parceria com o Ministério da Saúde, a Training Programs in Epidemiology and Public Health (Tephinet) e o Center for Disease Control and Prevention (CDC), acontece no auditório da FVS, situado na avenida Torquato Tapajós, nº 6.132 – Colônia Santo Antônio, no horário das 8h às 17h.

O EpiSUS Fundamental é baseado em metodologia americana desenvolvida pelo CDC para investigação de surtos, seguindo os parâmetros internacionais estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O treinamento é para os profissionais que atuam na vigilância em saúde em Manaus e na Região Metropolitana.

Trata-se de um projeto piloto para testar a metodologia a ser replicada pelo Ministério da Saúde nos outros estados.

Cerca de 25 técnicos participam desse projeto-piloto. / Foto : Divulgação
Cerca de 25 técnicos participam desse projeto-piloto. / Foto : Divulgação

De acordo com diretora-presidente em exercício da FVS, Rosemary Costa Pinto, o treinamento em nível fundamental representa um passo inicial rumo à implantação de um modelo piramidal de formação em epidemiologia de campo, que vai envolver os três níveis de atenção – básica, intermediária e especializada. “É a integração, de fato entre a vigilância na atenção básica e a assistência. Mais uma vez, o Amazonas sai na frente de forma inédita, em virtude da sua estruturação no que tange a gestão no sistema de vigilância em saúde estadual, que tem a FVS-AM como referência nacional”, ressalta.

Rosemary salienta que a característica essencial é ser um treinamento em serviço e ter enfoque prático. “Visa aprimorar as habilidades dos profissionais de vigilância no contexto de sua atuação profissional na investigação e controle de surtos, epidemias e situações emergenciais que colocam em risco a saúde da população, e assim, fortalecer o Sistema de Vigilância em Saúde e a Atenção à Saúde do SUS”, diz.

O financiamento do curso será disponibilizado pela Tephinet e pelo CDC.Em contrapartida, a FVS é a responsável por viabilizar o treinamento, bem como, o deslocamento da consultora nacional do EpiSUS e dos tutores locais que ministrarão o treinamento em outros municípios.

Ao todo serão realizadas duas turmas de treinamento. A primeira com os profissionais de Manaus e da Região Metropolitana e a segunda turma será dos municípios que compõem a Região de Saúde do Alto Solimões, com representantes da Tríplice Fronteira (Brasil, Colômbia e Peru) e início previsto para janeiro de 2018.

Cerca de 25 técnicos participam desse projeto-piloto. / Foto : Divulgação
Cerca de 25 técnicos participam desse projeto-piloto. / Foto : Divulgação

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Amazonas

Deixe uma resposta

Leia Também

David garante que Manaus terá o apoio da bancada do Congresso

O prefeito eleito de Manaus, David Almeida (Avante), revelou agora há pouco, durante entre…